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Type: Monografia (especialização)
Title: Barreiras e facilitadores para a participação de crianças e jovens adultos com Síndrome de Down: revisão sistemática
Authors: Marina Oliveira de Sousa
First Advisor: Deisiane Oliveira Souto
Abstract: Introdução: A síndrome de Down (SD) é uma condição genética determinada pela presença de mais um cromossomo no par 21, sendo considerada a causa mais comum de deficiência intelectual na população brasileira. Conforme a família de construtos relacionados à participação, o conceito de participação envolve dois componentes essenciais: frequência e envolvimento. A participação permite às pessoas a exploração ambiental, aprimoramento de habilidades e melhora no bem-estar. Porém, as crianças com SD geralmente encontram restrições na participação em seu dia a dia. Objetivo: Identificar as barreiras e facilitadores para a participação de crianças, adolescentes e adultos jovens com SD. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura. As buscas nas bases de dados PubMed, Embase, Web of Science, PsyINFO e Scielo foram realizadas durante o mês de janeiro de 2022, sem restrição de idiomas ou data. Estudos qualitativos e quantitativos originais, publicados em revistas revisadas por pares, foram incluídos se examinassem as barreiras e/ou facilitadores percebidos para a participação na SD. A qualidade metodológica dos artigos foi avaliada por dois revisores independentes usando o McMaster Critical Review Forms para estudos qualitativos e quantitativos. Resultados: Dez estudos, oito qualitativos e dois quantitativos, envolvendo 206 participantes, atenderam aos critérios de inclusão. Deles, sete estudos obtiveram uma pontuação acima de 70% na Escala de McMaster. As características físicas e atributos de saúde dos indivíduos com SD (exemplo: hipotonia e problemas cardíacos) foram as barreiras pessoais identificadas para a participação. As barreiras sociais frequentemente abordadas nos estudos estavam associadas às atitudes das famílias, interação social e recursos financeiros. A falta de profissionais e atividades especializadas foram as barreiras políticas mais comumente reportadas, enquanto a falta de acessibilidade e de transporte foram apontados como barreiras ambientais. Os facilitadores pessoais para a participação na SD foram o prazer, habilidades individuais, motivação e diversão. Fatores como a atitude das famílias, amigos e interação social apareceram como facilitadores sociais para a participação, já a disponibilidade de profissionais especializados para condução das atividades, assim como, atividades específicas para as pessoas com SD foram considerados facilitadores políticos importantes. Facilitadores ambientais não foram reportados em nenhum dos estudos. Conclusão: Existem barreiras e facilitadores pessoais, sociais, políticos e ambientais que determinam a participação na SD. Esses resultados aumentam a compreensão dos fatores potenciais que dificultam e auxiliam a participação de indivíduos com SD e fornece informações essenciais para o planejamento de intervenções que promovam a participação.
Abstract: Introduction: Down syndrome (DS) is a genetic condition determined by the presence of one more chromosome in pair 21, being considered the most common cause of intellectual disability in the Brazilian population. According to the family of constructs related to participation, the concept of participation involves two essential components: frequency and involvement. Participation enables people to explore the environment, enhance skills and improve well-being. However, children with DS generally find restrictions in their participation in their daily lives. Objective: To identify barriers and facilitators for the participation of children, adolescents and young adults with DS. Methods: A systematic literature review was performed. Searches in the PubMed, Embase, Web of Science, PsyINFO and Scielo databases were carried out during the month of January 2022, without language or date restrictions. Original qualitative and quantitative studies, published in peer-reviewed journals, were included if they examined perceived barriers and/or facilitators to DS participation. The methodological quality of the articles was assessed by two independent reviewers using McMaster Critical Review Forms for qualitative and quantitative studies. Results: Ten studies, eight qualitative and two quantitative, involving 206 participants met the inclusion criteria. Of these, seven studies scored above 70% on the McMaster Scale. The physical characteristics and health attributes of individuals with DS (eg hypotonia and heart problems) were the personal barriers identified for participation. Social barriers frequently addressed in studies were associated with family attitudes, social interaction and financial resources. The lack of professionals and specialized activities were the most commonly reported political barriers, while the lack of accessibility and transportation were identified as environmental barriers. The personal facilitators for SD participation were pleasure, individual skills, motivation and fun. Factors such as the attitude of families, friends and social interaction appeared as social facilitators for participation, while the availability of specialized professionals to conduct activities, as well as specific activities for people with DS, were considered important political facilitators. Environmental facilitators were not reported in any of the studies. Conclusion: There are personal, social, political and environmental barriers and facilitators that determine participation in DS. These results increase the understanding of potential factors that hinder and help the participation of individuals with DS and provide essential information for planning interventions that promote participation.
Subject: Down, Síndrome de. Qualidade de vida
Relações familiares
Capacidade de aprendizagem
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/53000
Issue Date: 3-Dec-2022
Appears in Collections:Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia



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