Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53007
Type: Tese
Title: Ganho de automaticidade e aprendizagem motora via biofeedback do esforço mental
Other Titles: Automaticity gain and motor learning via mental effort biofeedback
Authors: Lucas Eduardo Antunes Bicalho
First Advisor: Guilherme Menezes Lage
First Referee: Herbert Ugrinowitsch
Second Referee: Andre Gustavo Pereira de Andrade
Third Referee: Umberto Cesar Corrêa
metadata.dc.contributor.referee4: Tércio Apolinário de Souza
Abstract: O ganho da automaticidade ocorre naturalmente à medida que um aprendiz avança na aquisição de habilidades motoras, tendo como principal característica a redução do esforço cognitivo. Entretanto, estudos têm demonstrado que é possível otimizar essa automaticidade manipulando recursos na tarefa como, por exemplo, ao direcionar o foco de atenção do aprendiz a um foco externo. No presente estudo, verificamos a possibilidade de um sistema de biofeedback, no qual os indivíduos aprendem a gerar estados mentais mais automáticos e com menor esforço cognitivo. A dinâmica pupilar surge como potencial candidato de medida de biofeedback, uma vez que a mesma compreende uma medida de esforço cognitivo e apresenta alta capacidade discriminativa entre tarefas com diferentes exigências e níveis de dificuldade. Para testar essa hipótese, um sistema integrado de quatro câmeras foi utilizado para fazer a leitura da dinâmica pupilar e desempenho na tacada curta do golfe. O biofeedback foi estimado a partir da prática de um grupo controle, que alimentou um algoritmo de machine learning, que conduz uma série de decisões para maximizar a interpretação dos dados sem a intervenção humana. O algoritmo foi selecionado devido às dificuldades inerentes em estimar a redução no diâmetro pupilar ideal em suas complexidades contextuais. Como forma de garantir a manutenção do estado ótimo, o grupo experimental foi condicionado a alcançar o estado mental calculado, a partir de um estímulo auditivo, para que pudessem dar início a cada tentativa. Os resultados demonstram que a redução ativa do esforço cognitivo favorece não somente a prática, mas também a aprendizagem motora. A redução do esforço cognitivo leva à automaticidade, favorecendo a redução de fatores que constrangem a ação motora. O sistema de biofeedback via comportamento oculomotor, desenvolvido neste estudo, se mostrou sensível o bastante para promover mudanças no esforço cognitivo, abrindo um campo inédito de possibilidades e aplicação dessa tecnologia.
Abstract: The gain in automaticity occurs naturally as the learner advances through the acquisition of motor skills, and its main characteristic comprises the reduction of cognitive effort. However, studies have shown that it is possible to optimize this automaticity by manipulating resources in the task, for example, directing the learner's attention to an external focus. In the present study, we verified the possibility of a biofeedback system, in which individuals learn to generate more automatic mental states with less cognitive effort. Pupillary dynamics appears as a potential candidate for biofeedback measurement since it comprises a measure of cognitive effort and has a high discriminative capacity in tasks with different requirements and levels of difficulty. To test this hypothesis, an integrated system of four cameras was used to read the pupil dynamics and golf putting performance. The threshold of cognitive effort was estimated from the practice of a control group, which fed a machine learning algorithm that drives a series of decisions to maximize the interpretation of data without human intervention. The algorithm was selected due to the inherent difficulties in estimating the ideal pupil diameter in its contextual complexities. As a way of guaranteeing the maintenance of the optimal state, the experimental group was conditioned to reach the calculated mental state, based on an auditory stimulus, so that they could start each trial. The results demonstrate that the active reduction of the cognitive effort favors not only the practice but also motor learning. The reduction of cognitive effort leads to automaticity, favoring the reduction of factors that constrain motor action. The biofeedback system via oculomotor behavior developed in this study, proved to be sensitive enough to promote changes in the cognitive effort, opening an unprecedented field of possibilities and applications of this technology.
Subject: Aprendizagem cognitiva
Olhos - Movimentos
Aprendizagem motora
Capacidade motora
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/53007
Issue Date: 28-Sep-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese0.pdfmanuscrito1.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.