Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/53023
Type: | Dissertação |
Title: | Avaliação de recursos e estratégias didáticas sobre botânica na perspectiva de professores de biologia da educação básica |
Authors: | Nathália dos Santos Silva |
First Advisor: | Cleber Cunha Figueredo |
First Co-advisor: | Rafaella Cardoso Ribeiro |
First Referee: | Elder Antônio Sousa e Paiva |
Second Referee: | Sandra Maria Alvarenga Gomes |
Abstract: | Professores podem encontrar alunos desinteressados em compreender o que lhes é proposto, sendo essa baixa motivação um dos motivos que dificultam o processo de ensino e aprendizagem. A aprendizagem traz autonomia, tornando cada aluno protagonista de sua história. No ensino tradicional, o professor é visto como o agente, detentor do conhecimento e ativo, enquanto seus alunos seriam receptores passivos. Concomitantemente, espera-se que as escolas formem jovens críticos e autônomos através de uma aprendizagem voltada para o pensar e atrelada a diferentes práticas e formas de aprender. Como meio de atingir esses objetivos e diminuir a passividade dos alunos, foram propostos, em uma sequência didática, instrumentos e estratégias didáticas sobre o ensino de botânica para que professores pudessem avaliá-los e, posteriormente, utilizá-los para motivar os alunos e prepará-los para a realização de atividades e avaliações. A sequência didática apresenta diferentes estratégias de ensino e avaliação em botânica, sendo sua aplicabilidade total ou parcial avaliada por professores da educação básica. Essas estratégias correspondem a atividades variadas que, em conjunto ou separadamente, poderão auxiliar professores no aprimoramento da capacidade dos seus estudantes em apreender, investigar, praticar, dividir e produzir conhecimento. Foram propostos a aplicação de um questionário diagnóstico e avaliativo, leitura de texto base sobre as plantas no dia a dia, atividades investigativas, aula expositiva dialogada, montagem de glossário ilustrado, criação de jogo didático e criação de vídeo interativo. De modo geral, os docentes avaliaram a sequência de modo positivo, sendo também perceptível que características e experiências pessoais influenciaram cada professor no julgamento de quais atividades adotaria em suas aulas. |
Abstract: | Teachers may observe some students with low interest in understanding what is proposed in the classes. This low motivation can result in less efficient learning. This is a problem, since learning is fundamental for students’ autonomy and leading hole in their story. In traditional teaching, the teacher acts as the agent, the holder of knowledge and the active entity in the classroom, while the students are just passive receivers. However, it is expected that the school must form critical and autonomous young people by methods focused on developing the students’ thinking and linked to different practices and techniques of teaching. To achieve these objectives and reducing the passivity of the students, didactic tools and strategies for teaching botany were proposed here to aid teachers to motivate students and contribute to their capacity to lead with other activities related with this topic, such as exams. A didactic sequence for botany classes, composed of different teaching and evaluation strategies, was elaborated. Its total or partial applicability was evaluated by High School teachers. The sequence was composed of varied activities, which, together or separately, may help teachers to improve their students' ability to learn, investigate, practice, share, and produce knowledge. It was proposed the application of a diagnostic and evaluative questionnaire, reading a basic text about plants in everyday life, investigative activities, dialogued lectures, assembly of an illustrated glossary, creation of a didactic game, and the creation of an interactive video. In general, the teachers evaluated the sequence positively, and it was also noticeable that personal characteristics and experiences influenced each teacher when choosing the activities to adopt in their classes. |
Subject: | Ensino - Biologia Botânica Pesquisa Estudantes Técnicas de ensino-aprendizagem |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO) |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/53023 |
Issue Date: | 14-Jun-2022 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
corpo final_merged_merged.pdf | Avaliação de recursos e estratégias didáticas sobre botânica na perspectiva de professores de biologia | 36.53 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.