Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/53047
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Patrícia Barros Soares Batista | pt_BR |
dc.creator | Giane Maria da Silva | pt_BR |
dc.creator | Ruana Priscila da Silva Brito | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-10T22:17:48Z | - |
dc.date.available | 2023-05-10T22:17:48Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.citation.issue | 5 | pt_BR |
dc.citation.spage | 741 | pt_BR |
dc.citation.epage | 849 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788567869315 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/53047 | - |
dc.description.resumo | Na presente exposição apresentamos o trabalho desenvolvido em uma turma de 2º ano do 1º Ciclo de Formação Humana, no Centro Pedagógico da UFMG, a partir das aulas de Orientação de Estudos, em diálogo com as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Tópicos Integrados. As aulas de Orientação de Estudos são compostas de dois módulos semanais e têm como objetivo assegurar as condições de aprendizagem para que todas as crianças desenvolvam suas potencialidades cognitivas, bem como ampliem habilidades relativas à linguagem oral e escrita. O trabalho na turma se organizou da seguinte forma: a partir das curiosidades apresentadas pelas crianças no início do ano letivo, o planejamento das aulas passou a contemplar os temas levantados pelas mesmas. A pergunta que norteou o trabalho inicialmente foi “De onde vêm as coisas?”. A curiosidade da maioria das crianças incidia sobre os telefones celulares, assim, iniciamos o estudo da origem do telefone. A cada aula, diferentes exposições, textos informativos e imagens sobre o tema eram apresentados, de modo a estimular o grupo de crianças a expor suas dúvidas e opiniões sobre o tema e, assim, produzirem registros escritos sobre os novos conhecimentos. A partir do diálogo com as disciplinas de Matemática e Tópicos Integrados, que abordavam conteúdos relacionados aos diferentes instrumentos de medida, e dado o grande interesse dos educandos, iniciamos, então, a segunda etapa de trabalho com o estudo sobre a origem dos instrumentos de medida. Pretendeu-se proporcionar profícuos momentos de busca de informações e de aprofundamento de conhecimentos sobre os temas abordados de maneira significativa. Para o desenvolvimento do trabalho, os pequenos aprendizes tiveram acesso a diferentes fontes de pesquisa como internet (sites, blogs), livros e revistas científicas para crianças. Tendo como referência a idade das crianças, sete anos em média, o trabalho visou contemplar as suas potencialidades, bem como aperfeiçoar o processo de apropriação da língua oral e escrita. A criatividade das crianças foi estimulada, gerando a produção de um álbum de registros coletivo. Nesse álbum, cada criança registrou algumas sínteses sobre os temas pesquisados e ilustrou os textos produzidos. Além da construção do álbum, os alunos produziram cartazes e cartões informativos sobre os temas estudados material que foi divulgado na comunidade escolar. É possível afirmar que o trabalho de leitura e de escrita por meio da investigação de temas de interesse do público infantil é uma valiosa forma de estimular a curiosidade, a reflexão e a vontade de aprender. A realização do trabalho de Orientação de Estudos com crianças do 2º ano do 1º Ciclo de Formação Humana trouxe muitos resultados positivos para o desenvolvimento dos aprendizes, revelando potencialidades do trabalho interdisciplinar e evidenciando as potencialidades inventivas que a criança possui em relação ao mundo que a cerca e sua extrema capacidade e sensibilidade para construir conhecimento. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Feira Brasileira dos Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Orientação de estudos | pt_BR |
dc.subject | Produção de conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Curiosidades | pt_BR |
dc.subject.other | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.other | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Conhecimento e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.other | FEBRAT | pt_BR |
dc.title | De onde veio? Construindo conhecimento a partir da curiosidade | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://150.164.250.79/museu/producoes-e-publicacoes/anais-febrat/ | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-0863-5217 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-9774-0926 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
De onde veio construindo conhecimento a partir da curiosidade.pdf | 368.63 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.