Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/53062
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Síndrome congênita do Zika Vírus: conhecimento e forma da comunicação do diagnóstico
Título(s) alternativo(s): Congenital zika virus syndrome: knowledge and how to communicate the diagnosis
Síndrome congénito del vírus del zika: conocimientos y cómo comunicar el diagnóstico
Autor(es): Graziela Brito Neves Zboralski Hamad
Kleyde Ventura de Souza
Resumo: Objetivo: conhecer como as mães acometidas pelo Zika vírus na gestação souberam do diagnóstico da Síndrome Congênita do Zika vírus em seu(sua) filho(a) e apreender a forma com que a comunicação do diagnóstico foi transmitida. Método: estudo de abordagem qualitativa, com investigação interpretativa, fundamentado no Modelo de Resiliência, Estresse, Ajustamento e Adaptação Familiar. A pesquisa foi realizada em um Centro Especializado em Reabilitação de um município da Paraíba (Brasil), no período de junho a novembro de 2017, com 40 mães de crianças com a Síndrome Congênita do Zika vírus. O material empírico foi produzido a partir de um roteiro com caráter semiestruturado desenvolvido pela pesquisadora, relacionado com as diferentes fases e componentes do processo de adaptação e resiliência. Os achados foram submetidos à analise de conteúdo. Resultados: foram desveladas duas categorias temáticas: A descoberta da Síndrome Congênita do Zika vírus: período do diagnóstico e expectativas maternas, e A forma da comunicação do diagnóstico: implicações diante da descoberta da Síndrome Congênita do Zika vírus. Conclusão: a comunicação do diagnóstico e a conduta profissional no momento da informação possuem papéis importantes na ressignificação do sentido da malformação congênita. A interação estabelecida pelo profissional de saúde e sua postura estão diretamente relacionadas com a satisfação sobre a informação recebida.
Abstract: Objective: to know how mothers affected by the Zika virus during pregnancy became aware on the diagnosis of Congenital Zika Virus Syndrome in their child and to understand the way in which the communication of the diagnosis was transmitted. Method: a qualitative approach study, with interpretative research, based on the Resilience, Stress, Adjustment and Family Adaptation Model. The research was conducted in a Specialized Rehabilitation Center in a city of Paraíba (Brazil), from June to November 2017, with 40 mothers of children with congenital Zika virus syndrome. The empirical material was produced from a semi-structured script developed by the researcher, related to the different phases and components of the adaptation and resilience process. The findings were submitted to content analysis. Results: two thematic categories were unveiled: The discovery of Congenital Zika Virus Syndrome: period of diagnosis and maternal expectations, and How to communicate the diagnosis: implications for the discovery of Congenital Zika Virus Syndrome. Conclusion: Communication of the diagnosis and professional conduct at the time of information play important roles in re-signifying the meaning of congenital malformation. The interaction established by the health professional and their posture are directly related to the satisfaction about the information received.
Assunto: Saúde da Mulher
Zika vírus
Microcefalia
Diagnóstico
Epidemias
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MATERNO INFANTIL E SAÚDE PÚBLICA
ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0517
URI: http://hdl.handle.net/1843/53062
Data do documento: 2020
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/tce/a/YsFy4zVGcM9mxBtMSS6Mtcp/?lang=en
metadata.dc.relation.ispartof: Texto & Contexto - Enfermagem
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