Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/53068
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Síntia Nascimento Reis | pt_BR |
dc.creator | Ciara Cristina Neves | pt_BR |
dc.creator | Diego Alcântara Alves | pt_BR |
dc.creator | Raquel Rabelo de Sá Lopes | pt_BR |
dc.creator | Kleyde Ventura de Souza | pt_BR |
dc.creator | Liliane da Consolação Campos Ribeiro | pt_BR |
dc.creator | Helisamara Mota Guedes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-10T23:17:04Z | - |
dc.date.available | 2023-05-10T23:17:04Z | - |
dc.date.issued | 2020-05-25 | - |
dc.citation.volume | Série V | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.citation.spage | e20034 | pt_BR |
dc.citation.epage | 8 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.12707/rv20034 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2182-2883 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/53068 | - |
dc.description.abstract | Abstract Background: Combining various teaching strategies that merge theory and practice has been considered an efficient method in health education. Objective: To compare health professionals’ knowledge, satisfaction, and self-confidence regarding clinical simulation with a high-fidelity manikin or a simulated patient. Methodology: A quasi-experimental study was carried out through the application of a theoretical knowledge test and the Student Satisfaction and Self-confidence in Learning Scale during a theoretical-practical course in prenatal care for health professionals. An inferential statistical analysis was performed. Results: Considering the 44 participants in the study, the mean of correct answers was 7 in the first theoretical knowledge test, and 8 in the second. Knowledge increased after theoretical explanation and simulation (p < 0.000). There was no significant difference between the “Actor” and “SimMan” simulation groups (p > 0.05) in the two dimensions concerning satisfaction and self-confidence. Conclusion: The overall mean of satisfaction and self-confidence was higher in the “Actor” group than in the “SimMan” group. | pt_BR |
dc.description.resumo | Enquadramento: A associação de diferentes estratégias de ensino na saúde que articulem teoria e prática tem sido apontada como um mecanismo eficaz no ensino. Objetivo: Comparar o conhecimento, satisfação e autoconfiança de profissionais de saúde em relação à simulação clínica com manequim de alta fidelidade versus paciente-ator. Metodologia: Estudo quase experimental que ocorreu por meio de aplicação de prova de conhecimentos e Escala de Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem durante um curso teórico-prático com a temática pré-natal para profissionais da saúde. Procedeu-se a análise estatística e inferencial. Resultados: Dos 44 participantes, a média de respostas corretas na primeira prova de conhecimentos foi de 7 e na segunda prova de conhecimentos de 8. O conhecimento aumentou após exposição teórica e simulação (p < 0,000). Pôde observar-se que não houve diferença significativa entre os grupos “Ator” e “SimMan” (p > 0,05) dos dois domínios que abordam a satisfação e a autoconfiança. Conclusão: A média geral da satisfação e autoconfiança foi maior no grupo com atores comparando com o “SimMan”. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MATERNO INFANTIL E SAÚDE PÚBLICA | pt_BR |
dc.publisher.department | ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM | pt_BR |
dc.publisher.department | MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista de Enfermagem Referência | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Simulação | pt_BR |
dc.subject | Reeducação profissional | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Treinamento com simulação de alta fidelidade | pt_BR |
dc.subject | Simulação de paciente | pt_BR |
dc.subject.other | Exercício de Simulação | pt_BR |
dc.subject.other | Reeducação Profissional | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.other | Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade | pt_BR |
dc.title | Conhecimentos, satisfação e autoconfiança em profissionais de saúde: simulação com manequim versus paciente-ator | pt_BR |
dc.title.alternative | Knowledge, satisfaction, and self-confidence in health professionals: simulation with manikin versus simulated patient | pt_BR |
dc.title.alternative | Conocimiento, satisfacción y autoconfianza en los profesionales de la salud: simulación con maniquí frente a paciente-actor | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://rr.esenfc.pt/rr/index.php?module=rr&target=publicationDetails&pesquisa=&id_artigo=3658&id_revista=55&id_edicao=233 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-4235-5398 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-0187-7467 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-5427-1629 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-8221-1404 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-0971-1701 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-1828-8914 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-9848-4936 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Conhecimentos, satisfação e autoconfiança em profissionais de saúde_ simulação com manequim versus paciente-ator.pdf | 533.79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.