Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/53068
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Conhecimentos, satisfação e autoconfiança em profissionais de saúde: simulação com manequim versus paciente-ator |
Título(s) alternativo(s): | Knowledge, satisfaction, and self-confidence in health professionals: simulation with manikin versus simulated patient Conocimiento, satisfacción y autoconfianza en los profesionales de la salud: simulación con maniquí frente a paciente-actor |
Autor(es): | Síntia Nascimento Reis Ciara Cristina Neves Diego Alcântara Alves Raquel Rabelo de Sá Lopes Kleyde Ventura de Souza Liliane da Consolação Campos Ribeiro Helisamara Mota Guedes |
Resumen: | Enquadramento: A associação de diferentes estratégias de ensino na saúde que articulem teoria e prática tem sido apontada como um mecanismo eficaz no ensino. Objetivo: Comparar o conhecimento, satisfação e autoconfiança de profissionais de saúde em relação à simulação clínica com manequim de alta fidelidade versus paciente-ator. Metodologia: Estudo quase experimental que ocorreu por meio de aplicação de prova de conhecimentos e Escala de Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem durante um curso teórico-prático com a temática pré-natal para profissionais da saúde. Procedeu-se a análise estatística e inferencial. Resultados: Dos 44 participantes, a média de respostas corretas na primeira prova de conhecimentos foi de 7 e na segunda prova de conhecimentos de 8. O conhecimento aumentou após exposição teórica e simulação (p < 0,000). Pôde observar-se que não houve diferença significativa entre os grupos “Ator” e “SimMan” (p > 0,05) dos dois domínios que abordam a satisfação e a autoconfiança. Conclusão: A média geral da satisfação e autoconfiança foi maior no grupo com atores comparando com o “SimMan”. |
Abstract: | Abstract Background: Combining various teaching strategies that merge theory and practice has been considered an efficient method in health education. Objective: To compare health professionals’ knowledge, satisfaction, and self-confidence regarding clinical simulation with a high-fidelity manikin or a simulated patient. Methodology: A quasi-experimental study was carried out through the application of a theoretical knowledge test and the Student Satisfaction and Self-confidence in Learning Scale during a theoretical-practical course in prenatal care for health professionals. An inferential statistical analysis was performed. Results: Considering the 44 participants in the study, the mean of correct answers was 7 in the first theoretical knowledge test, and 8 in the second. Knowledge increased after theoretical explanation and simulation (p < 0.000). There was no significant difference between the “Actor” and “SimMan” simulation groups (p > 0.05) in the two dimensions concerning satisfaction and self-confidence. Conclusion: The overall mean of satisfaction and self-confidence was higher in the “Actor” group than in the “SimMan” group. |
Asunto: | Exercício de Simulação Reeducação Profissional Aprendizagem Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MATERNO INFANTIL E SAÚDE PÚBLICA ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.12707/rv20034 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/53068 |
Fecha del documento: | 25-may-2020 |
metadata.dc.url.externa: | https://rr.esenfc.pt/rr/index.php?module=rr&target=publicationDetails&pesquisa=&id_artigo=3658&id_revista=55&id_edicao=233 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista de Enfermagem Referência |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Conhecimentos, satisfação e autoconfiança em profissionais de saúde_ simulação com manequim versus paciente-ator.pdf | 533.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.