Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/53082
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Aprendendo geografia por meio de grupos de trabalho diferenciado |
Authors: | Patrícia Barros Soares Batista Clara Vaz de Mello Natany Jéssica Teixeira Pio |
Abstract: | A presente exposição tem como objetivo apresentar o trabalho com a disciplina Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD) desenvolvido numa turma de 2º ano do 1º Ciclo de Formação Humana, no Centro Pedagógico da UFMG no ano de 2017. Por meio dos grupos de trabalho, pretendeu-se proporcionar aos educandos diferentes oportunidades para a construção inicial de conhecimentos geográficos relacionados a aspectos sociais e físicos do ambiente onde vivem. A metodologia de trabalho foi organizada da seguinte forma: inicialmente, as crianças levantaram temas de seu interesse, posteriormente, após a análise dos interesses discentes, organizamos a turma em dois GTDs “Aprendendo com filmes” e “Explorando Biomas”. Desse modo, semanalmente, cada grupo de trabalho foi estimulado a conhecer e refletir sobre elementos relacionados à Diversidade, a partir da exploração das especificidades das personagens dos filmes abordados nas aulas e, sobre as características da flora e fauna do bioma Mata Atlântica, respectivamente. O planejamento de cada um dos GTDs contemplou a apresentação de informações por meio de filmes, animações, aulas expositivas, rodas de conversa, textos informativos e imagens, de modo a estimular a busca de informações e produção de conhecimento por parte das crianças. Durante as aulas, os discentes trabalharam de forma coletiva, sob orientação docente. Pretendeu-se proporcionar momentos de busca de informações e de aprofundamento de conhecimentos sobre os temas abordados. Tendo como referência a idade das crianças, na faixa etária compreendida entre os 7 e 8 anos de idade, o trabalho visou contemplar algumas habilidades sociais e cognitivas relacionadas à Geografia, além de aperfeiçoar o processo de apropriação da língua escrita. A criatividade das crianças foi estimulada, gerando a produção de diferentes registros para cada grupo, onde cada educando teve a oportunidade de registrar suas sínteses sobre os temas estudados, contribuindo para a produção de um álbum ilustrado e uma maquete. É possível afirmar que o trabalho com os Grupos de Trabalho Diferenciado é uma forma de estimular a curiosidade e a vontade de aprender. A realização desse trabalho evidenciou muitos resultados positivos para o desenvolvimento dos aprendizes, especialmente no que se refere à percepção e ao respeito em relação às diferenças no caso do GTD “Aprendendo com filmes” e em relação à compreensão inicial de diferentes tipos de plantas e animais que compõem a Mata Atlântica, um bioma fortemente presente no espaço físico que os cercam, tendo em vista que nossa escola está situada dentro do Campus da UFMG, uma área com farta vegetação. Destacamos também, que essa o trabalho proporciona uma rica experiência docente para as monitoras e professoras responsáveis por essa disciplina. |
Subject: | Educação básica Geografia - Estudo e ensino FEBRAT |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/53082 |
Issue Date: | 2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://150.164.250.79/museu/producoes-e-publicacoes/anais-febrat/ |
metadata.dc.relation.ispartof: | Feira Brasileira dos Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Aprendendo geografia por meio dos grupos de trabalho diferenciado.pdf | Aprendendo geografia por meio de grupos de trabalho diferenciado | 489.94 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.