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Tipo: Monografia (especialização)
Título: Intervenção precoce para bebês com diagnóstico ou alto risco de paralisia cerebral: revisão de literatura
Autor(es): Ariane Cristina Marques
primer Tutor: Ana Cristina Resende Camargos
Resumen: RESUMO Intervenção precoce consiste em um grupo de serviços multidisciplinares disponíveis para bebês entre 0 a 3 anos de idade que apresentam risco para atraso no desenvolvimento ou que são identificadas com atraso em algum domínio do desenvolvimento infantil. Considerando que os programas de intervenção precoce contemporâneos têm se mostrado promissores para melhora de desfechos relevantes para os bebês e suas famílias, é importante compreender melhor as principais características dessas intervenções. Objetivo: Realizar uma revisão integrativa da literatura para identificar e descrever os principais programas contemporâneos de intervenção precoce para bebês com diagnóstico ou alto risco de paralisia cerebral. Foram descritos a dosagem, frequência e componentes dos programas de intervenção precoce identificados nesta revisão. Métodos: As buscas foram realizadas nas bases de dados Pubmed, Cochrane e Pedro, no período de dezembro de 2021 a março de 2022. Os descritores utilizados foram “paralisia cerebral”, “intervenção precoce” e“alto risco”, em português e inglês. Resultados: Foram incluídos dez (10) artigos no estudo, sendo cinco ensaios clínicos aleatorizados, quatro revisões sistemáticas e uma diretriz de prática clínica. Os programas encontrados envolviam o Goals, Activityand Motor Enrichment(GAME), COPingwithandCAring for infantswithspecialneeds (COPCA) e terapia de movimento induzido pela restrição em bebês (Baby-CIMT), quando comparadas a cuidado padrão, intervenções convencionais ou massagem. Conclusão:Os principais componentes identificados incluíam o treino motor específico da tarefa, associados ao coaching de pais e estratégias de enriquecimento ambiental implementados diariamente no ambiente domiciliar do bebê. Palavras-chave: Paralisia cerebral, Intervenção precoce, Alto risco.
Abstract: ABSTRACT Early intervention consists of group of multidisciplinary services available for infants between 0 and 3 years of age who are at risk for developmental delay or who are identified as having a delay in some domain of child development. Considering that contemporary early intervention programs have shown promise in improving relevant outcomes for infants and their family, it is important to better understand the main characteristics of these interventions. Objective: to carry out an integrative literature review to identify and describe the main contemporary early intervention programs for infants diagnosed with or at high risk of cerebral palsy. The dosage, frequency and components of the early intervention programs identified in the review were described. Methods: The searches were carried out in the Pubmed, Cochrane and Pedro databases, from December 2021 to March 2022. The descriptors used were “cerebral palsy”, “early intervention” and “high risk”, in Portuguese and English. Results: Ten (10) articles were included in the study, including five randomized clinical trials, four systematic reviews and one clinical practice guideline. The programs found involved Goals Activity and Motor Enrichment (GAME), COPingwithandCAring for infantswithspecialneeds (COPCA), and constraint-induced movement therapy for infants (Baby-CIMT), when compared to standard care, conventional interventions, or massage. Conclusion: The main components identified included task-specific motor training, associated with parent coaching and enrichment strategies, implemented on a daily basis in the infant’s home environment. Keywords: Cerebral palsy, Early intervention, High risk.
Asunto: Lactentes – Desenvolvimento
Lactentes
Fisioterapia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Curso: Curso de Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/53096
Fecha del documento: 3-dic-2022
Aparece en las colecciones:Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia

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