Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/53122
Tipo: Artigo de Evento
Título: Transformações na paisagem da Lagoinha, sob a ótica grandes projetos urbanos
Título(s) alternativo(s): Transformations in the landscape of Lagoinha, from the perspective of large urban projects
Autor(es): Lara Figueiredo Peres Pessl
Eduardo Fajardo Soares
Resumen: Este artigo visa analisar a situação da Lagoinha frente à grandes projetos urbanos, seu afastamento x proximidade do centro da cidade, sua gênese, áurea e decadência, falta de politicas públicas e de patrimônio para com o bairro. Frente a perspectiva da OUC ACLO e da iminência da aprovação do novo plano diretor. O bairro passou por inúmeras transformações urbanas que o colocaram em posição de isolamento em relação à cidade. Uma série de obras viárias foram realizadas no bairro como a implantação do Túnel Lagoinha-Concórdia que teve início em 1948, sendo finalizada em 1971; a construção do Terminal Rodoviário na década de 1970; o início de implantação do Complexo Viário da Lagoinha na década de 1980 e do trem metropolitano em 1986. Tais intervenções urbanas funcionaram como uma barreira, uma cortina entre o bairro e o Centro e influenciaram na desvalorização econômica da região e resultaram em inúmeras desapropriações. A abertura das Avenidas Pedro II e Antônio Carlos, a construção dos elevados, a proximidade com a linha férrea, o Ribeirão Arrudas e a Avenida do Contorno foram determinantes para acentuar tal isolamento. (FREIRE, 2009) A sensação é dicotômica de proximidade e distância. Próxima do centro, mas, ao mesmo tempo, distante pela dificuldade de acesso. A Operação urbana consorciada, é uns dos instrumentos que tem sido utilizado com frequência no planejamento urbano, que possibilitaria o processo de renovação urbana de áreas pontuais por meio da flexibilização dos parâmetros urbanísticos. No Brasil tem sido recorrente a adoção de parcerias público-privadas. Entretanto tal estratégia tem resultado em alterações drásticas no espaço urbano das cidades, e muitas vezes tem implicado em ônus para a população local, já que os investimentos são direcionados para áreas de interesse do mercado em detrimento da melhoria de áreas carentes de infraestrutura urbana. (BERNARDES, 2016) Com a proposta da OUC ACLO e a proposta do novo Plano Diretor de Belo Horizonte - 2018, fica estabelecido nas áreas que serão afetadas pela operação o Coeficiente de Aproveitamento Básico limitado a 1. Contudo o parâmetro urbanístico poderá sofrer alterações diante da possibilidade de utilização dos instrumentos de Outorga Onerosa do Direito de Construir (ODC) e da venda de CEPACs, ou seja, são a comercialização de títulos imobiliários equivalentes ao valor do estoque edificável excedente definido no Plano urbanístico. A renovação urbana do Bairro Lagoinha e adjacências pela OUC, pode resultar na gentrificação da área. As consequências da pressão imobiliária e o interesse de transformação do bairro em corredor cultural podem ser graves para a população residente. (BERNARDES, 2016). Frente à esse processo histórico de rupturas no bairro, o artigo visa analisar a problemática contida neste processo intenso de transformação urbana e seus desdobramentos. Atualmente com o cenário da Operação Urbana Consorciada Antônio Carlos/Pedro I - Leste-Oeste e do Novo Plano diretor.
Abstract: This article aims to analyze the situation of Lagoinha in the face of large urban projects, its remoteness x proximity to the city center, its genesis, golden age and decay, lack of public policies and heritage for the neighborhood. Faced with the perspective of OUC ACLO and the imminent approval of the new master plan. The neighborhood underwent numerous urban transformations that placed it in a position of isolation from the city. A series of road works were carried out in the neighborhood, such as the implementation of the Lagoinha-Concórdia Tunnel, which began in 1948 and was completed in 1971; the construction of the Bus Terminal in the 1970s; the beginning of implementation of the Complexo Viário da Lagoinha in the 1980s and the metropolitan train in 1986. Such urban interventions worked as a barrier, a curtain between the neighborhood and the Center and influenced the economic devaluation of the region and resulted in numerous expropriations. The opening of Avenidas Pedro II and Antônio Carlos, the construction of the elevated roads, the proximity to the railway line, Ribeirão Arrudas and Avenida do Contorno were decisive factors in accentuating this isolation. (FREIRE, 2009) The sensation is dichotomous of proximity and distance. Close to the center, but at the same time, distant due to the difficulty of access. The consortium urban operation is one of the instruments that has been used frequently in urban planning, which would enable the urban renewal process of specific areas through the flexibility of urban parameters. In Brazil, the adoption of public-private partnerships has been recurrent. However, such a strategy has resulted in drastic changes in the urban space of cities, and has often resulted in a burden for the local population, since investments are directed towards areas of interest to the market to the detriment of improving areas lacking urban infrastructure. (BERNARDES, 2016) With the OUC ACLO proposal and the proposal for the new Belo Horizonte Master Plan - 2018, the Basic Use Coefficient limited to 1 is established in the areas that will be affected by the operation. the possibility of using instruments for the Onerous Grant of the Right to Build (ODC) and the sale of CEPACs, that is, the sale of real estate titles equivalent to the value of the surplus buildable stock defined in the urban plan. The urban renewal of Bairro Lagoinha and adjacent areas by OUC may result in the gentrification of the area. The consequences of real estate pressure and the interest in transforming the neighborhood into a cultural corridor can be serious for the resident population. (BERNARDES, 2016). Faced with this historical process of ruptures in the neighborhood, the article aims to analyze the problem contained in this intense process of urban transformation and its consequences. Currently with the scenario of the Antônio Carlos/Pedro I - East-West Consortium Urban Operation and the New Master Plan.
Asunto: Patrimônio histórico
Paisagem cultural
Patrimônio cultural
Meio ambiente
Belo Horizonte (MG)
Urbanização
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: PRA - PRO-REITORIA DE ADMINISTRACAO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/53122
Fecha del documento: 5-jun-2019
metadata.dc.url.externa: www.even3.com.br/Anais/IIISimposioICOMOSBrasil/155777-TRANSFORMACOES-NA-PAISAGEM-DA-LAGOINHA-SOB-A-OTICA-GRANDES-PROJETOS-URBANOS
metadata.dc.relation.ispartof: Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Transformações na paisagem da Lagoinha, sob a ótica grandes projetos urbanos.pdf535.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.