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http://hdl.handle.net/1843/53158
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Angélica Oliveira Adverse | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-11T21:30:19Z | - |
dc.date.available | 2023-05-11T21:30:19Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-30 | - |
dc.citation.issue | 14 | pt_BR |
dc.citation.spage | 81 | pt_BR |
dc.citation.epage | 90 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.20396/eha.vi14.3313 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2675-3103 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/53158 | - |
dc.description.resumo | Comunicação apresentada no XIV Encontro de História da Arte, em 2019. A experiência da moda para Benjamin (2006) está voltada à ideia da mitologia moderna, logo não a podemos compreender somente a partir da dinâmica de um sistema de produção industrial. Ela está presente em todo processo de transformação dos costumes sociais ligadas à linguagem e às diversas expressões culturais. O fenômeno da moda atua numa dimensão mais profunda de ordem espiritual e metafísica, por esse motivo podemos percebê-la nas artes, na arquitetura e nas narrativas históricas. Nosso trabalho de pesquisa parte dessa compreensão, pretendemos apresentar como as transformações da construção da cidade de Belo Horizonte no fim do século XIX podem ser vistas por meio do movimento temporal das imagens da arte. Partimos da análise do monumento às estações representado pelas ninfas presentes na Praças da Liberdade e na Praça da Estação para observamos a experiência de aproximação e distância. Elegemos essas esculturas como alegoria do processo de rememoração e esquecimento do nosso passado histórico a fim de encontrarmos as semelhanças entre passado e presente. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | EBA - DEPARTAMENTO DE DESENHO | pt_BR |
dc.publisher.department | EBA - DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIA | pt_BR |
dc.publisher.department | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Encontro de História da Arte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Moda | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura | pt_BR |
dc.subject.other | História | pt_BR |
dc.subject.other | Moda - Estilo | pt_BR |
dc.subject.other | Artes | pt_BR |
dc.subject.other | História | pt_BR |
dc.subject.other | Arquitetura | pt_BR |
dc.title | O Movimento dos Gestos: Arte & Moda na História de Belo Horizonte | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3313 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-8938-8819 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
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File | Description | Size | Format | |
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