Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53159
Type: Artigo de Evento
Title: Estratégias de Proximidade & Espaço Educativo: das pichações às inscrições relacionais na Escola de Design
Authors: Angélica Oliveira Adverse
Abstract: O artigo aborda a dimensão relacional das pichações efetuadas ao longo dos anos de 2013 a 2018 em alguns espaços do antigo prédio da Escola de Design /UEMG. Essas ações colocam em questão a experiência relacional no espaço educativo. Pontuaremos como essas reflexões revelam experiências contextuais, transformando-se em índice de lutas e negociações do plano simbólico comunitário. Para além da ideia da insurgência, as pichações explicitam o problema discutido por Walter Benjamin a respeito do empobrecimento da experiência, pois elas desvelam a impossibilidade de partilhas no espaço social moderno. Pretendemos interrogar a respeito do investimento afetivo nessas inscrições erigidas pela comunidade discente. Problematizaremos como a comunicação desses afetos poderia ser articulado por intermédio de prática de projetos, colocando em questão, a construção coletiva do discurso no ambiente de aprendizagem. Assim, pensamos as inscrições como situações complexas que integram problemas sociais e pedagógicos na coexistência do ensino acadêmico e da sociedade.
Subject: Desenho Industrial
Educação
Designers
Experiência
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - DEPARTAMENTO DE DESENHO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/53159
Issue Date: Dec-2020
metadata.dc.url.externa: http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/designproceedings/cid2020/68.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Blucher Design Proceedings
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.