Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/53159
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Estratégias de Proximidade & Espaço Educativo: das pichações às inscrições relacionais na Escola de Design |
Authors: | Angélica Oliveira Adverse |
Abstract: | O artigo aborda a dimensão relacional das pichações efetuadas ao longo dos anos de 2013 a 2018 em alguns espaços do antigo prédio da Escola de Design /UEMG. Essas ações colocam em questão a experiência relacional no espaço educativo. Pontuaremos como essas reflexões revelam experiências contextuais, transformando-se em índice de lutas e negociações do plano simbólico comunitário. Para além da ideia da insurgência, as pichações explicitam o problema discutido por Walter Benjamin a respeito do empobrecimento da experiência, pois elas desvelam a impossibilidade de partilhas no espaço social moderno. Pretendemos interrogar a respeito do investimento afetivo nessas inscrições erigidas pela comunidade discente. Problematizaremos como a comunicação desses afetos poderia ser articulado por intermédio de prática de projetos, colocando em questão, a construção coletiva do discurso no ambiente de aprendizagem. Assim, pensamos as inscrições como situações complexas que integram problemas sociais e pedagógicos na coexistência do ensino acadêmico e da sociedade. |
Subject: | Desenho Industrial Educação Designers Experiência |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | EBA - DEPARTAMENTO DE DESENHO |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/53159 |
Issue Date: | Dec-2020 |
metadata.dc.url.externa: | http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/designproceedings/cid2020/68.pdf |
metadata.dc.relation.ispartof: | Blucher Design Proceedings |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Estratégias de Proximidade & Espaço Educativo_ das pichações às inscrições relacionais na Escola de Design.pdf | 235.07 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.