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Tipo: Dissertação
Título: A ficha de observação da criança de Helena Antipoff como estratégia de inclusão para as crianças com deficiência na educação infantil
Autor(es): Emanuely Santos Javarrotti
primer Tutor: Adriana Maria Valladão Novais Van Petten
primer Co-tutor: Adriana Araújo Pereira Borges
Resumen: No Brasil, assim como em outros países, a educação de alunos com deficiência ocorreu durante muitos anos em espaços segregados. Inúmeras leis, decretos e normas técnicas foram publicadas para garantir o direito à educação às crianças com deficiência. Essas leis trazem diversas estratégias para a inclusão, dentre elas está o Plano de Desenvolvimento Individual – PDI, cujo objetivo é promover práticas de ensino customizadas a partir das especificidades de cada aluno. Para a construção do PDI se faz necessário avaliar a criança. Desde o início do século XX, diferentes pesquisadores se dedicaram a estudos relacionados ao desenvolvimento infantil e avaliação das crianças. Helena Antipoff (1892-1974) foi uma dessas pesquisadoras e trouxe para o Brasil grandes contribuições para o trabalho com as crianças nomeadas na época como “anormais”. Desenvolveu técnicas e instrumentos de avaliação, entre eles, a Ficha de Observação do Desenvolvimento Mental da Criança, de 1939, e seu uso pode subsidiar a proposição de estratégias importantes para inclusão. O objetivo deste estudo foi resgatar a ficha de observação proposta por Helena Antipoff e compará-la a versão mais atual da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, seguindo as regras de conexão de Cieza. Para tanto, este estudo contou com duas etapas, a primeira voltada para a identificação dos instrumentos de avaliação com foco na criança e passíveis de serem utilizados no contexto educacional, no nível da educação infantil e coleta do material histórico, e a segunda, voltada para a conexão entre o instrumento e a CIF. Para realização da conexão da ficha e CIF, foram utilizados os guias propostos por Cieza et al., que apresentam uma série de critérios específicos para a adequação e associação entre os conceitos identificados nos itens de instrumentos e as categorias da CIF, bem como a versão mais atual da CIF. A comparação da Ficha com a CIF através das regras de Cieza demonstraram que os itens da Ficha puderam ser codificados e relacionados à estrutura da CIF, indicando que o instrumento, mesmo sendo do ano de 1939 segue a tendência atual de avaliar os componentes de funções do corpo com os componentes de atividade e participação, se encaixando no modelo biopsicossocial. Além disso, os resultados mostraram que a Ficha de Observação pode beneficiar pesquisadores, clínicos, pais e professores, uma vez que o instrumento oferece a oportunidade para obter informações que vão além da perspectiva do modelo biomédico tradicional. A Ficha ajuda o professor da educação infantil a conhecer a criança através do seu desenvolvimento e assim traçar um planejamento específico baseado nas habilidades que a criança possui, bem como aquelas que ainda precisa adquirir, subsidiando a proposição do PDI e adequação do processo ensino aprendizagem da criança com deficiência e, consequentemente, auxiliando a prática cotidiana docente.
Abstract: In Brazil, as in other countries, the education of students with disabilities took place for many years in segregated spaces. Numerous laws, decrees and technical standards were published to guarantee the right to education for children with disabilities. These laws bring several strategies for inclusion, among them is the Individual Development Plan -PDI, whose objective is to promote customized teaching practices based on the specificities of each student. For the construction of the PDI, it is necessary to evaluate the child. Since the beginning of the 20th century, different researchers have dedicated themselves to studies related to child development and children's assessment. Helena Antipoff (1892-1974) was one of these researchers and brought to Brazil great contributions to work with children named at the time as “abnormal”. She developed assessment techniques and instruments, including the 1939 Child Mental Development Observation Form, and its use can support the proposition of important strategies for inclusion. The objective of this study was to retrieve the observation form proposed by Helena Antipoff and compare it to the most current version of the International Classification of Functioning, Disability and Health, following Cieza's connection rules. To this end, this study had two stages, the first aimed at identifying the assessment instruments focused on the child and likely to be used in the educational context, at the level of early childhood education and collection of historical material, and the second, aimed at the connection between the instrument and the ICF. To perform the connection between the form and the ICF, the guides proposed by Cieza et al. were used, which present a series of specific criteria for the adequacy and association between the concepts identified in the instrument items and the categories of the ICF, as well as the version latest version of the ICF. The comparison of the Form with the ICF through Cieza's rules demonstrated that the items on the Form could be coded and related to the structure of the ICF, indicating that the instrument, even being from the year 1939, follows the current trend of evaluating the components of functions of the body with the components of activity and participation, fitting into the biopsychosocial model. In addition, the results showed that the Observation Form can benefit researchers, clinicians, parents and teachers, since the instrument offers the opportunity to obtain information that goes beyond the perspective of the traditional biomedical model. The form helps the kindergarten teacher to get to know the child through its development and thus draw up a specific plan based on the skills that the child has, as well as those that still need to be acquired, subsidizing the PDI proposition and adequacy of the teaching-learning process of the children with disabilities and, consequently, helping the daily teaching practice.
Asunto: Crianças com deficiência
Educação de crianças
Ambiente escolar
Classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos da Ocupação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/53164
Fecha del documento: 22-dic-2022
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