Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/53165
Tipo: Tese
Título: A efetividade das experiências de ócio em um programa governamental de atividade física
Autor(es): Marcos Gonçalves Maciel
Primeiro Orientador: Luiz Alex Silva Saraiva
Primeiro membro da banca : Ana Cláudia Porfirio Couto
Segundo membro da banca: Cleber Augusto Gonçalves Dias
Terceiro membro da banca: José Clerton de Oliveira Martins
Quarto membro da banca: Yara Maria de Carvalho
Resumo: No Brasil desde o início dos anos 2000, há uma expansão dos programas governamentais de atividade física. A vivência da atividade física é desenvolvida, sobretudo, com viés utilitarista. Todavia, realizo uma reflexão para além dessa perspectiva, propondo sua ―humanização‖. Para tanto, analiso a efetividade das experiências de ócio, segundo a percepção de alunos participantes em um programa na cidade de Belo Horizonte/MG. A efetividade é um parâmetro da avaliação de desempenho com enfoque qualitativo, denotando uma satisfação por parte dos envolvidos. Por sua vez, a escolha da abordagem filosófica e teórica do ócio apresenta como pressuposto a subjetividade, a qualificação e intencionalidade atribuída pela pessoa às experiências provenientes de sua vivência. A pesquisa caracterizada como qualitativa, descritiva-exploratória, realizou uma análise bibliográfica e documental, associada a uma investigação de campo, transversal, do tipo estudo de caso, adotando a perspectiva fenomenológica. A coleta dos dados consistiu em observações não participante e entrevistas em profundidade. A seleção do local investigado e dos participantes foi de forma intencional, sendo o número desses, definido pelo critério de saturação. A interpretação dos dados foi de acordo com a abordagem sociocognitiva. Participaram da pesquisa 18 pessoas, sendo três profissionais de Educação Física e 15 alunos, de ambos os sexos. Os principais resultados apontam que a atividade física realizada segue uma perspectiva semelhante às realizadas em academias de ginásticas tradicionais; os alunos não percebem essa vivência como sendo de lazer, mas, sobretudo, segundo os discursos biomédico e estético. No entanto, conforme a análise sociocognitiva, foi identificada a efetividade dessa vivência, pois apresenta atributos que a caracteriza como experiências de ócio. Conclui-se que há um paradoxo entre os discursos dos alunos. Estes se apropriam do discurso biomédico como principal motivo para participar do programa. Todavia, a análise da prática discursiva revelou o vínculo social estabelecido entre os alunos-professores, como a causa mais relevante de adesão às aulas. Infere-se que há uma ressignificação da vivência estereotipada, em experiências significativas. No entanto, é relevante desenvolver a atividade física com base em uma perspectiva humanizadora em detrimento de um viés prioritariamente utilitarista, visando a potencialização da vida pelas experiências de ócio.
Abstract: In Brazil since the early 2000s, there is an expansion of government programs of physical activity. The experience of physical activity is developed mostly with utilitarian bias. However, I realize a reflection beyond this perspective, proposing a "humanization". Therefore, analyze the effectiveness of leisure experiences, according to the perception of students participating in a program in Belo Horizonte city/MG. Effectiveness is a performance evaluation parameter with qualitative approach, showing a satisfaction by the involved. In turn, the choice of the philosophical and theoretical approach about leisure has presupposed the subjectivity, qualification and intentionality attributed to the person experiences from his live experiences. The research characterized as qualitative, descriptive and exploratory, conducted a literature and document analysis, associated with a field of research, in a crosstype case study, adopting a phenomenological perspective. Data collection consisted of nonparticipant observations and in-depth interviews. The selection of the site investigated and participants were intentional, the number of those defined by the saturation criterion. The data interpretation was in accordance with the socio-cognitive approach. The participants were 18 people, three professionals of Physical Education and 15 students of both sexes. The main results show that physical activity performed follows a similar perspective to those performed in traditional gymnastics academies; students do not realize this experience as pleasure, but above all, according to the biomedical and aesthetic discourses. However, as the sociocognitive analysis has identified the effectiveness of this experience, because it has attributes that characterizes as leisure experiences. We conclude that there is a paradox between the discourse of the students. These appropriate the biomedical discourse as the main reason to join the program. However, the analysis of the discursive practice revealed the social link established between the student and teachers as the most important cause of adherence to classes. It is inferred that there is a reframing of the stereotypical experience in meaningful experiences. However, it is important to develop physical activity based on a humanizing perspective rather than a primarily utilitarian bias, targeting potentiation of life through leisure experiences.
Assunto: Lazer
Esportes - Aspectos sociais
Lazer - Políticas públicas
Programas governamentais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/53165
Data do documento: 31-Out-2016
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