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dc.contributor.advisor1Lívia de Castro Magalhãespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1152950813115141pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ana Amélia Cardoso Rodriguespt_BR
dc.creatorClarice Ribeiro Soares Araújopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0532854126184151pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-11T22:32:36Z-
dc.date.available2023-05-11T22:32:36Z-
dc.date.issued2019-06-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/53166-
dc.description.abstractChildren with developmental coordination disorder (DCD) often have difficulty performing daily activities at home and at school. Participation restrictions in active play and physical activities can have repercussions on physical and mental health, causing sedentary lifestyle, low self-esteem, low motivation and social isolation. Activity- and participation-oriented approaches have robust evidence of effectiveness. The Cognitive Orientation to Daily Occupational Performance Approach (CO-OP) is focused on teaching cognitive strategies for the children to improve performance in activities of their choice. One of its essential elements, the involvement of parents, has not yet been systematically investigated. Adding a specific support routine to parents contributes to better outcomes for the child post intervention? The main purpose of this thesis was to compare the effects of the addition of parent group coaching sessions to CO-OP Approach on activity performance and participation of children with DCD. The first paper presents the detailed description of the study protocol. The second paper presents the randomized clinical trial (RCT) with 22 children aged 7-12 years with DCD and their families, randomly assigned either to the experimental group (E-group) or active group (ACgroup), to compare the efficacy of CO-OP with and without the addition of coaching sessions in groups for parents. CO-OP with and without additional parental coaching resulted in statistically significant and clinically relevant gains on activity performance according to children, parents and external evaluators. Children improved on motor performance and cognitive flexibility. Participation measures did not change. There was no difference between groups in the main outcomes investigated. The third paper deals investigated the characteristics of children and parents, measured at baseline, that influence outcomes, that is, possible predictors of occupational, motor and cognitive flexibility post CO-OP. Exploratory analysis of ECA data indicated that optimal parental style, leads to better occupational performance and according to children and their parents and better cognitive flexibility. Better motor performance, leads to better occupational performance for parents and external examiners. The results demonstrated that participation and engagement in more intervention sessions as well as the support given during traditional CO-OP may be sufficient to support children's performance. Optimal parental style contributed to better children's occupational performance. Positive parenting practices may be predictive of better intervention outcomes in real-life contexts.pt_BR
dc.description.resumoCrianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) muitas vezes têm dificuldades para realizar atividades cotidianas em casa e na escola. Restrições na participação em brincadeiras mais ativas e nas aulas de educação física, podem repercutir na saúde física e na saúde mental, provocando sedentarismo, baixa autoestima, pouca motivação e isolamento social. Intervenções orientadas a atividades e participação tem evidências robustas de eficácia. A Cognitive Orientation to Daily Occupational Performance Approach (CO-OP) é focada no ensino de estratégias cognitivas para a criança melhorar o desempenho em atividades da sua escolha. Um dos seus elementos essenciais, o envolvimento de pais, ainda não foi investigado de forma sistematizada. Adicionar uma rotina específica de suporte aos pais contribui para melhor desfecho da criança após a terapia? O objetivo geral desta tese de doutorado foi comparar os efeitos da adição de sessões de coaching em grupo de pais à abordagem CO-OP no desempenho de atividades e na participação de crianças com TDC. No primeiro artigo, encontra-se a descrição detalhada do protocolo de intervenção desenvolvido no estudo. No segundo artigo, é apresentado o ensaio clínico randomizado (ECA) com 22 crianças de 7-12 anos com TDC e suas famílias, aleatoriamente subdivididos para os grupos experimental (Egroup) ou controle ativo (AC-group), para comparar a eficácia da CO-OP com e sem sessões adição de sessões de coaching em grupos para pais. A CO-OP com e sem coaching adicional dos pais resultou em ganhos estatisticamente significativos e clinicamente relevantes no desempenho das atividades, de acordo com as crianças, pais e avaliadores externos. As crianças apresentaram ganhos no desempenho motor e na flexibilidade cognitiva. As medidas de participação não mudaram. Não houve diferença entre os grupos nos principais desfechos investigados. O terceiro artigo trata do estudo que investigou as características de crianças e pais, medidas antes da intervenção, que exercem influência sobre os desfechos, ou seja, possíveis fatores preditores do desempenho ocupacional, motor e da flexibilidade cognitiva pós-CO-OP. Análise exploratória dos dados do ECA indicou que quanto melhor o estilo parental, melhor o desempenho ocupacional, conforme avaliado pelas crianças e seus pais, e a flexibilidade cognitiva. Melhor desempenho motor, melhor o desempenho ocupacional para pais e examinadoras externas. Os resultados demonstraram a participação e o engajamento em mais sessões de terapia bem como o suporte dado a eles durante a CO-OP tradicional pode ser suficiente para apoiar o desempenho das crianças. O estilo parental ótimo contribuiu para melhor desempenho ocupacional das crianças. Práticas parentais positivas podem ser preditoras de melhores resultados da intervenção em contextos de vida real.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectAtividadespt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectCO-OPpt_BR
dc.subjectTerapia ocupacionalpt_BR
dc.subjectEstilo parentalpt_BR
dc.subject.otherCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.subject.otherDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subject.otherAprendizagem motorapt_BR
dc.titleEficácia da Cognitive Orientation To Daily Occupational Performance Approach (Co-Op) com e sem adição de Occupational Performance Coaching em grupos para pais no desempenho ocupacional e na participação de crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação: ensaio clínico aleatorizadopt_BR
dc.typeTesept_BR
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