Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/53170
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Estrutura das intervenções de esportes modificados para crianças e adolescentes com deficiência: uma revisão bibliográfica do tipo escopo
Autor(es): Alice Bustamante Sousa
Primeiro Orientador: Ricardo Rodrigues de Sousa Junior
Primeiro Coorientador: Hércules Ribeiro Leite
Resumo: INTRODUÇÃO: As intervenções centradas no esporte objetivam a participação das pessoas com deficiência em atividades esportivas. O Esporte Modificado é uma nova intervenção que une o treino da função motora grossa com a introdução à prática esportiva. Entretanto, pouco ainda é conhecido sobre os componentes desta intervenção e seus ingredientes ativos. O objetivo da presente revisão foi examinar as estruturas e componentes das intervenções de Esportes Modificados para crianças e adolescentes com deficiências. MÉTODOS: Em março de 2022 analisou-se na literatura os estudos que se caracterizavam por esse tipo de intervenção nas bases de dados EMBASE, PubMed, SciELO, PEDro, CINAHL, SPORTDiscus e Web of Science e por meio de handsearching na lista de referências de artigos relevantes. RESULTADOS: Treze estudos foram selecionados e se caracterizaram pelas diferentes condições de saúde dos participantes e modalidades esportivas. Todos os estudos selecionaram crianças e/ou adolescentes que deambulavam com ou sem auxílio. A maioria realizou os treinamentos em ambientes reais e em grupo. Nem todos os estudos separaram o treino de habilidades motoras grossas do treino esportivo. CONCLUSÃO: Os Esportes Modificados estruturam-se por meio do treino de habilidades motoras e da prática esportiva, em baixas doses, em grupo e ambientes reais. Possuem baixo nível de evidência e faz necessário o desenvolvimento de novos estudos para o fortalecimento dessa modalidade.
Abstract: INTRODUCTION: The sport-centered interventions aims the participation of people with disability in sports activities. The modified sport is a new intervention that combines gross motor function training with the introduction to sports practice. However, little is know about the components of this intervention and it’s active components. The goal of this revision was to examine the structures and components of the interventions of modified sports for children and teenagers with disabilities. METHODS: The literature search of the studies characterized by these type of intervention was performed in the databases EMBASE, PubMed, SciELO, PEDro, CINAHL, SPORTDiscus and Web of Science and by headsearching in reference list of relevant papers. RESULTS: Thirteen studies were selected, characterized by different health conditions of participants and different sports modalities. All studies encompassed children or teenagers able to walk, with or without assistence. The majority of the studies performed the training in real environments and in groups. Not all of them stratified the gross motor skills training from the sport’s training. CONCLUSION: The modified sports are structured by the motor skills training and sports practice, in low doses, in group and in real environments. There is low evidence level of this approach, and new studies are needed for the strengthening of this modality.
Assunto: Esportes para deficientes físicos
Crianças deficientes
Adolescentes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/53170
Data do documento: 3-Dez-2022
Aparece nas coleções:Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Alice Bustamante Sousa.pdf522.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons