Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53183
Type: Dissertação
Title: Juventude e sentidos do trabalho: estudos sobre ex-participantes do Projovem
Authors: Luiz Henrique Roberti
First Advisor: Antônia Vitória Soares Aranha
First Co-advisor: Rosilene Horta Tavares
First Referee: José Eustáquio de Brito
Second Referee: Geraldo Magela Pereira Leão
Abstract: Esta dissertação tem o objetivo de analisar que sentidos os jovens envolvidos na participação do Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária (ProJovem), em Belo Horizonte, atribuem ao Trabalho, a partir de suas experiências e condições de trabalho e de formação. Este estudo se insere como interface do campo dos estudos do trabalho e educação com o campo dos estudos da juventude, considerando as mudanças no mundo do trabalho e seus reflexos na complexidade social, onde se constituem os sujeitos jovens em processo de transição para a vida adulta e de inserção no mundo do trabalho. O referencial epistemológico é o materialismo histórico e a concepção dialética de interpretação da realidade, bases de análise da Teoria Crítica. A partir dessa teoria, o objeto de estudo - os sentidos do trabalho para jovens – se insere no contexto das transformações do mundo do trabalho, derivadas dos processos de reestruturação produtiva e de acumulação do capital, com reflexos em outras esferas sociais. Partiu-se da posição da centralidade do trabalho na vida humana como ser social, bem como da centralidade deste nas relações sociais de trabalho, com base na constituição complexa da sociedade humana contemporânea. Sociedade essa estruturada sob as relações capitalistas de produção, na atual fase de sua organização e desenvolvimento transnacional e da tecnologia informacional. Em segundo plano desenvolveram-se análises acerca da relevância do referido ProJovem na formação e nos sentidos que os jovens constituíram em experiências de trabalho, localizando o programa no contexto das políticas públicas do Estado, direcionadas à juventude brasileira. Para isto, empreendeu-se uma investigação acerca da implantação do Programa na cidade de Belo Horizonte, em sua primeira fase, correspondendo ao período de 2005 a 2007. Em relação ao suporte teórico, o estudo parte do conceito sociológico da juventude, tendo como referências centrais as concepções sociológicas de José Machado Pais (2003), e para as análises da categoria do trabalho, as empreendidas por Ricardo Antunes (2007). Foi utilizada, além dos demais autores de referência inscritos nos debates dos dois campos de investigação, uma metodologia qualitativa baseada em entrevistas com roteiro semi-estruturado. As entrevistas foram desenvolvidas com seis jovens, homens e mulheres com idades variadas entre vinte e vinte e oito anos, no momento das entrevistas, e ex-participantes do ProJovem. Foram também da mesma forma entrevistados cinco gestores e coordenadores do referido programa em Belo Horizonte. O conjunto dessas entrevistas ocorreu no período de outubro de 2009 à outubro de 2010. Com base nas análises das entrevistas e na bibliografia pertinente concluiuse pela identificação da importância e centralidade do trabalho na vida dos jovens das classes trabalhadores, bem como da precariedade de suas condições de inserção e sobrevivência no trabalho, o que se reflete nas dificuldades gerais de suas vidas, como jovens em transição para um mundo adulto. E ainda, que há sérias limitações em programas sociais para a juventude (e para as camadas populares), como o ProJovem, especialmente devido ao pouco alcance ou resultados sociais de tais programas, uma vez que, essencialmente, se constituem enquanto políticas de controle social. Entretanto, implementadas pelo Estado cada vez mais restrito em termos de soberania, ao passo que auxilia na franca instrumentalização de um poder cada vez maior da própria dinâmica de transnacionalização do capital. Palavras-chave: Trabalho. Juventude. Sentidos do Trabalho. Reestruturação produtiva.
Abstract: This dissertation aims to analyze which senses the young people involved in the participation of the Youth Inclusion National Program: Education, Qualification and Community Action (ProJovem) attach to Work, from their experiences and working and formation conditions. This study is inserted as an interface of the field of labor and education studies in the field of youth studies, considering changes in the workplace and its effects on social complexity, where constitutes the young people in process of transition to adulthood and insertion into the world of work. Our epistemological reference is historical materialism and dialectical conception of interpretation of reality, bases of analysis of Critical Theory. From which we introduce our object of study, the meanings of work for young, in the context of the changes of world of work derived from the processes of productive restructuring and capital accumulation, with consequences to other social spheres. We start from the position of centrality of work in human life as social wight, as well as its centrality in social relations of work and like basis of constitution of complexity of contemporary human society. This one, structured under capitalist relations of production at the stage of its organization and transnational development and informational technology. In the background, were developed analysis about the relevance of ProJovem in formation and senses that these young people have provided in work experience, locating the program in the context of public policy of the State, directed to the Brazilian youth. For this, we undertook an investigation about the implementation of the Program in Belo Horizonte, in its first phase, corresponding to the period from 2005 to 2007. Regarding the theoretical support, the study starts of sociological concept of youth, taking as central reference the sociological conceptions of José Machado Pais and, for analysis of the work category, those undertaken by Ricardo Antunes. Were used, in addition to other authors of reference included in the debates of the two fields of research, a qualitative methodology based on interviews with semi-structured screenplay. The interviews were developed with six young, men and women aged between twenty and twenty-eight years, at the time of the interviews, and ex-participants of ProJovem. Were also similarly interviewed five managers and coordinators of the program in Belo Horizonte. These interviews occurred from October 2009 to October 2010. Based on interviews and analysis of relevant literature, we concluded by identifying the importance and centrality of work in the lives of young people from the working classes, as well as the precariousness of their conditions of insertion and survival at work; which reflects the general difficulties in their lives, as youth in transition to an adult world. We also concluded that there are serious limitations in social programs for youth (and for the lower classes), like ProJovem, especially due the short range or social results of such programs, as well as because, essentially, constitute themselves as social control policies. However implemented by the state, increasingly restricted in terms of sovereignty, while assists in a frank instrumentation of an increasing power of the very dynamics of transnationalization of capital. Keywords: Labor. Youth. Meanings of Work. Produtive reestruturation.
Subject: Educação
Educação de adultos e Estado - Belo Horizonte
Educação de Jovens e Adultos
Trabalho - Aspectos sociais
Capitalismo e educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/53183
Issue Date: 27-Aug-2010
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