Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53189
Type: Tese
Title: Cultura digital, conectivismo e comunidade de prática: um estudo na perspectiva do professor
Other Titles: Digital culture, connectivism and community of practice: a study from the teacher's perspective
Authors: Denise Alves Soares Veridiano
First Advisor: Junia de Carvalho Fidelis Braga
First Referee: Antônio Carlos Soares Martins
Second Referee: Liliane Assis Sade Resende
Third Referee: Carla Viana Coscarelli
metadata.dc.contributor.referee4: Ronaldo Correa Gomes Junior
Abstract: A rotina cotidiana da sociedade contemporânea está emaranhada por tecnologias digitais e mudanças relativas à construção de sentido das atividades sociais podem ser percebidas em praticamente todos os âmbitos, como afirmam Barton e Lee (2015), inclusive no processo de aprendizagem e ensino. Com isso, terminologias como educação 3.0 e cultura digital passam a ser difundidas, além das abordagens acerca destes temas em documentos curriculares como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018 e as diretrizes da UNESCO (2014). Entretanto, a emergência sanitária causada pela pandemia em 2020, com a suspensão de atividades escolares presenciais, provocou alta demanda de uso pedagógico de tecnologias digitais da informação e comunicação. Neste cenário, foi percebida uma conjuntura fértil para pesquisa a fim de compreender as iniciativas de participação e surgimento de comunidades; se essas movimentações dos professores indicam mudanças em relação à aprendizagem em rede; se o uso de recursos digitais intenso oportunizaria diversificação de canais de aprendizagem docente e de ensino. Portanto, este trabalho traz interpretações acerca de percepções docentes sobre este momento de demanda de uso de recursos digitais em aulas, a partir do estudo de uma rede de professores organizada numa plataforma online. São aportes teóricos da pesquisa, as concepções do Conectivismo (SIEMENS, 2004 e DOWNES, 2005) e de Comunidade de Prática (CoP) (LAVE e WENGER, 1991 e WENGER, 1999). Metodologicamente a pesquisa se deu por meio de Estudo de Caso Descritivo. A hipótese inicial era que relações e padrões pré-estabelecidos, em determinado momento, robustecem-se, ressignificam-se e ramificam-se em situações de demanda. A conclusão do estudo demonstra busca ativa e permanência dos professores na rede de aprendizagem; os participantes, nas três instâncias de coleta de dados, indicaram estarem motivados em estar na comunidade pela oportunidade de aprendizagem em rede; no discurso docente as facetas de aprendizagem listadas pela teoria do Conectivismo são reconhecidas e destacada a aprendizagem informal entre pares, assim como o potencial de uma rede retroalimentar outra; as dimensões de CoP, engajamento mútuo, empreendimento conjunto e repertório compartilhado, tal como a concepção de participação periférica legítima foram observadas na comunidade; os professores destacam a necessidade de maior familiaridade e aprendizagem utilizando as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) por meio de formações e salientam a relevância do uso delas nas práticas de ensino; as potencialidades dos recursos de aprendizagem móvel foram melhor denotadas no contexto de aprendizagem docente do que no de ensino; associação estreita e positiva entre experiência com uso pedagógico de TDIC no ensino remoto emergencial (ERE) e perspectiva de implementação da BNCC no tocante às diretrizes sobre cultura digital, contudo, formações abordando somente as diretrizes da BNCC não se demonstraram suficientes para paramentar os professores acerca das diretrizes da BNCC no que se refere à cultura digital. Sobretudo, de certa forma o período de ERE alavancou avanços em termos de concepções e meios de aprendizagem docente e a contribuição desta investigação está em apontar para novas propostas de formação continuada docente, bem como de políticas públicas para este fim.
Abstract: The daily routine of contemporary society is entangled by digital technologies and changes related to the construction of the meaning of social activities that can be perceived in practically all spheres, as stated by Barton and Lee (2015), including in the process of learning and teaching. Thus, terminologies such as education 3.0 and digital culture are now widespread, in addition to the approaches on these topics in curricular documents such as the 2018 National Common Curricular Base (BNCC, Base Nacional Comum Curricular) and the UNESCO guidelines (2014). However, the health emergency caused by the pandemic in 2020, with the suspension of face-to-face school activities, caused a high demand for the pedagogical use of digital information and communication technologies. In this scenario, a fertile research environment was perceived in order to understand the initiatives of participation and emergence of communities; if these movements of teachers indicate changes in relation to network learning, if the use of intense digital resources would provide opportunities for diversification of teaching and teaching learning channels. Therefore, this work brings interpretations on teacher perceptions about this moment of demand for the use of digital resources in classes, from the study of a network of teachers. The theoretical contributions of the research are the conceptions of Connectivism (SIEMENS, 2004; DOWNES, 2005), and Community of Practice (CoP) (LAVE and WENGER, 1991; WENGER, 1999). Methodologically, the research was carried out through an Descriptive Case Study. The initial hypothesis was that pre-established relationships and patterns at a given time strengthen, resignify and branch out in demand situations. The conclusion of the study demonstrates active search and continuity of teachers in the learning network; participants, in the three instances of data collection, indicated that they were motivated to be at community for the opportunity of network learning; in the teaching discourse, the learning facets listed by the theory of Connectivism are recognized and informal peer learning is highlighted, as well as the potential of a feedback network; the dimensions of CoP, mutual engagement, joint venture and shared repertoire, such as the conception of legitimate peripheral participation were observed in the community; the teachers highlight the need for greater familiarity and learning using digital information and communication technologies (DICT) through training and emphasize the relevance of their use in teaching practices; the potential of mobile learning resources were better denoted in the context of teacher learning than in teaching; close and positive association between experience with pedagogical use of DICT in emergency remote education (ERE) and perspective of implementation of the BNCC with regard to guidelines on digital culture, nevertheless, training addressing only the BNCC guidelines did not prove to be sufficient to parament teachers about the BNCC guidelines on digital culture. Above all, in a certain way, the period of ERE has leveraged advances in conceptions and means of teacher learning. The contribution of this research is to point to new proposals for continuing teacher education, as well as public policies to this end.
Subject: Linguagem e línguas – Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Professores – Formação
Linguagem e línguas – Ensino auxiliado por computador
Comunidades virtuais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/53189
Issue Date: 28-Feb-2023
metadata.dc.description.embargo: 28-Feb-2025
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CULTURA DIGITAL, CONECTIVISMO E COMUNIDADE DE PRÁTICA um estudo na perspectiva do professor .pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2025-02-28
Tese2.06 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.