Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53196
Type: Dissertação
Title: Abordagem investigativa aliada a aprendizagem por pares: estratégia pedagógica com estudantes do ensino médio sobre reprodução humana e contracepção
Authors: Cristiane Michelle Justi
First Advisor: Cleida Aparecida de Oliveira
First Referee: Cleida Aparecida de Oliveira
Second Referee: Simone Cardoso Lisboa Pereira
Third Referee: Amanda Tolomelli Brescia
Abstract: A gravidez na adolescência é um dos desafios interpostos aos jovens em idade escolar. A legislação brasileira preconiza que ações que fortaleçam a conscientização dos jovens a respeito da temática de reprodução e sexualidade sejam ofertadas de forma conjunta entre a escola e a área de saúde. Apesar do amparo legal, censos demonstram que não esteja coexistindo a transposição do conhecimento teórico para a vida cotidiana dos estudantes. Visando buscar alternativas para um ensino e aprendizagem mais significativos, a proposta desse trabalho foi aliar abordagem investigativa com aprendizagem por pares, através da interação de alunos em idade escolar mais avançada (alunos pesquisadores) com os de séries menos avançadas (alunos pesquisados), para abordar a temática de reprodução e contracepção. Inicialmente, os alunos pesquisadores foram orientados no sentido de vivenciarem o processo básico do trabalho investigativo, desde o levantamento do problema, ou seja, detectarem os pontos vulneráveis do conhecimento teórico no público pesquisado, realizar a coleta de dados e fazer sua análise, e a partir daí planejarem e executarem atividades de intervenção. Foi possível verificar que, inicialmente, existiam lacunas no conhecimento em ambos os grupos de alunos, mas no grupo de alunos pesquisadores, os dados quali-quantitativo obtidos apontam que a atividade foi exitosa. O trabalho foi realizado com envolvimento interdisciplinar, o que permitiu maior significado e compreensão dos conteúdos das disciplinas envolvidas, melhorando a capacidade de análise dos alunos pesquisadores. Avaliamos como positiva a experiência de utilização de abordagem investigativa, contando com mediação pelos pares, como estratégia educacional para abordar reprodução, gravidez na adolescência e contracepção no ensino médio.
Abstract: Teenage pregnancy is one of the challenges faced by school -age youth. Brazilian legislation recommends that actions that strengthen the awareness of young people about the theme of reproduction and sexuality be offered jointly between the school and the health area. Despite the legal support, censuses show that the transposition of theoretical knowledge into the daily life of students is not coexisting. Aiming to seek alternatives for more significant teaching and learning, the purpose of this work was to combine an investigative approach with peer learning, through the interaction of students of older school age (researcher- students) with those of less advanced grades (researched-students), to address the theme of reproduction and contraception. Initially, the researchers-students were instructed to experience the basic process of investigative work, since the survey of the problem, that is, to detect the vulnerable points of theoretical knowledge in the researched public, perform data collection and make t heir analysis, and from there plan and perform intervention activities. It was possible to verify that, initially, there were gaps in knowledge in both groups of students, but in the group of researcher-student, the data obtained through a quali-quantitative questionnaire indicate that the activity was successful. Interdisciplinary work allowed greater meaning and understanding of the contents of the disciplines involved, improving the analysis capacity of the research er-students. We evaluated as positive the experience of using an investigative approach, with peer mediation, as an educational strategy to address reproduction, teenage pregnancy, and contraception.
Subject: Ensino - Biologia
Gravidez
Anticoncepção
Aprendizagem baseada em problemas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Rights: Acesso Restrito
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/53196
Issue Date: 30-Nov-2020
metadata.dc.description.embargo: 30-Nov-2022
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