Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53205
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Virginia de Araújo Figueiredopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/046182119900093pt_BR
dc.contributor.referee1Alice Mara Serrapt_BR
dc.contributor.referee2Maria Ester Maciel de Oliveira Borgespt_BR
dc.contributor.referee3Deborah Danowskipt_BR
dc.contributor.referee4Juliana Fausto de Souza Coutinhopt_BR
dc.creatorMateus Vinícius Barros Uchôapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2220346054859727pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-12T16:13:18Z-
dc.date.available2023-05-12T16:13:18Z-
dc.date.issued2019-04-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/53205-
dc.description.resumoEsta tese tem como objetivo principal apresentar, desde uma perspectiva filosófica, uma investigação sobre a animalidade no contexto de uma crítica da máquina antropocêntrica. Nesse contexto, o mundo circundante do animal, sua aparência, seu instinto, seu olhar, sua capacidade sensorial, sua vida, são privilegiados como autênticos conceitos cuja compreensão requer uma abordagem inter e transdisciplinar da filosofia, contando com elementos de outras disciplinas, como a biologia, a etologia, a antropologia e as artes. O primeiro momento deste trabalho teórico consiste numa reflexão sobre a condição dos animais na filosofia, contrapondo as concepções clássicas às idéias contemporâneas sobre seres não-humanos. Em seguida, realiza-se uma análise dos mundos animais a partir do conceito de Umwelt; a terceira parte dedica-se a examinar a questão da aparência sensível dos animais, no âmbito de uma fanerologia, pontuando a potência dos seus órgãos de aparecer. O quarto momento estabelece uma relação entre as noções de animalidade e dispêndio, enfatizando a manifestação do excesso na vida humana e não-humana, para, finalmente, tratar da crítica ao antropocentrismo. Visando a essa crítica o confinamento, a exploração, o sofrimento e o empobrecimento do animal, mostram-se como importantes conceitos a serem desenvolvidos filosoficamente. Como uma espécie de contraponto à tradição filosófica, este trabalho de pesquisa valorizou muito o já famoso relato da experiência particular de Jacques Derrida com seu gato de estimação. E aceitou o desafio teórico de interrogar o animal como aquele que também é capaz de observar e, mais do que isso, de nos observar. Por último, ainda especulou sobre as experiências de continuidade entre as espécies e examinou como, a partir delas, surge uma potência que oferece a possibilidade de uma política e estética animal.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEstudos animaispt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectMundopt_BR
dc.subjectAntropocentrismopt_BR
dc.subject.otherFilosofia - Tesespt_BR
dc.subject.otherAnimais - Tesespt_BR
dc.subject.otherEstética - Tesespt_BR
dc.titleZoontologia . mundos animais e limites do humanopt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE- Mateus Uchôa - Zoontologia. Mundos Animais e Limites do Humano -.pdf2.14 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons