Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/53236
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Entre o que você vê e o que você pode ver: Michel Foucault e a posição científico-acadêmica da educação matemática no Brasil |
Authors: | Filipe Santos Fernandes |
Abstract: | O objetivo deste texto é discutir contribuições dos trabalhos de Michel Foucault para pensar a posição científico-acadêmica da Educação Matemática no Brasil. Para isso, apresentamos o projeto de pesquisa A posição científico-acadêmico da Educação Matemática no Brasil: representações, instituições e políticas, em desenvolvimento na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Esse projeto, que visa produzir compreensões sobre como a Educação Matemática se constitui como saberno espaço científico-acadêmico brasileiro, dialoga com os trabalhos de Michel Foucault para delinear uma direção teórico-metodológica atenta à trama poder-saber. Esperamos neste breve relato de pesquisa produzir uma maior abertura de interesse no âmbito da História da Educação Matemática brasileira pelas histórias da posição científico-acadêmica da Educação Matemática. Uma abertura que diz não só de novas possibilidades de investigação, mas de um cuidado da própria comunidade com seus modos de constituição e de consolidação no cenário acadêmico. |
Subject: | Educação matemática |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/53236 |
Issue Date: | 2016 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6140/4502 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Entre o que você vê e o que você pode ver michel foucault e a posição científico-acadêmica da educação matemática no brasil.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.