Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/53237
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A pesquisa sobre a posição científico-acadêmica da educação matemática no Brasil: um exercício de sistematização em olhares historiográficos |
Autor(es): | Filipe Santos Fernandes |
Resumo: | O objetivo deste texto é esboçar uma sistematização das pesquisas que centram seu interesse na produção de histórias – ou, que ocasionalmente tratam de aspectos de historicidade – da posição científico-acadêmica da Educação Matemática no Brasil. Junto a um conjunto de investigações, foi possível estabelecer cinco categorias: a) Investigações que discutem a constituição e consolidação da Educação Matemática como campo profissional e científico; b) Investigações sobre a construção de sociedades organizadas, de cunho políticoinstitucional; c) Investigações que estudam a formação de grupos de estudo, pesquisa e trabalho em Educação Matemática; d) Investigações que analisam a inserção da Educação Matemática em programas de pós-graduação no país; e e) Investigações que, ao discutirem dimensões da pesquisa em Educação Matemática, tocam em questões da historicidade dessa área de pesquisa. Ao tratar, aqui, dessas categorias, pretendemos mostrar como a Educação Matemática tem se ocupado com essa discussão, de modo a permitir que questões e direções de cunho historiográfico sejam colocadas. |
Assunto: | Educação matemática |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/53237 |
Data do documento: | Jul-2016 |
metadata.dc.url.externa: | http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/7147_3164_ID.pdf |
metadata.dc.relation.ispartof: | Encontro Nacional de Educação Matemática |
Aparece nas coleções: | Artigo de Evento |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A pesquisa sobre a posição científico-acadêmica da educação matemática no brasil um exercício de sistematização em olhares historiográficos.pdf | 251.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.