Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/53237
Tipo: Artigo de Evento
Título: A pesquisa sobre a posição científico-acadêmica da educação matemática no Brasil: um exercício de sistematização em olhares historiográficos
Autor(es): Filipe Santos Fernandes
Resumo: O objetivo deste texto é esboçar uma sistematização das pesquisas que centram seu interesse na produção de histórias – ou, que ocasionalmente tratam de aspectos de historicidade – da posição científico-acadêmica da Educação Matemática no Brasil. Junto a um conjunto de investigações, foi possível estabelecer cinco categorias: a) Investigações que discutem a constituição e consolidação da Educação Matemática como campo profissional e científico; b) Investigações sobre a construção de sociedades organizadas, de cunho políticoinstitucional; c) Investigações que estudam a formação de grupos de estudo, pesquisa e trabalho em Educação Matemática; d) Investigações que analisam a inserção da Educação Matemática em programas de pós-graduação no país; e e) Investigações que, ao discutirem dimensões da pesquisa em Educação Matemática, tocam em questões da historicidade dessa área de pesquisa. Ao tratar, aqui, dessas categorias, pretendemos mostrar como a Educação Matemática tem se ocupado com essa discussão, de modo a permitir que questões e direções de cunho historiográfico sejam colocadas.
Assunto: Educação matemática
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/53237
Data do documento: Jul-2016
metadata.dc.url.externa: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/7147_3164_ID.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Nacional de Educação Matemática
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