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Tipo: Monografia (especialização)
Título: Intervenções fisioterapêuticas em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA): revisão integrativa
Autor(es): Isabella Gomes da Silva Moreira
primer Tutor: Ana Carolina Cabral de Paula Machado
Resumen: Embora os aspectos motores não sejam considerados para estabelecer diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), eles merecem atenção porque, além de serem comuns, podem aparecer associados com níveis de participação restritos em atividades no ambiente domiciliar, escolar e comunitário. Nesse contexto, a fisioterapia no TEA se destaca para apoiar crianças, adolescentes e suas famílias na aquisição e melhora das habilidades motoras, contribuindo para o desempenho funcional. Objetivos: Reunir evidências atuais sobre intervenções fisioterapêuticas em crianças e adolescentes com TEA. Métodos: Revisão integrativa da literatura publicada entre janeiro de 2012 e março de 2022, nas bases de dados Pubmed, Pedro, Lilacs e Scielo, sem restrição de idioma. Os descritores child, autism spectrum disorders e motor skills, foram combinados com os termos livres children, autismo, physical therapy e intervention para ampliar a estratégia de busca. Resultados: Pela busca eletrônica, 336 estudos foram localizados, mas apenas quatro foram selecionados, de acordo com os critérios de inclusão estabelecidos, e incluídos nesta revisão. A prática estruturada de exercícios físicos foi abordagem terapêutica investigada em 75% dos estudos, e o uso do gesso seriado associado a AFO foi investigado em 25% dos estudos. Os principais resultados obtidos foram: melhora na coordenação motora, praxia, capacidade de sincronizar movimentos com pares, autopercepção da competência física, equilíbrio, agilidade, velocidade de corrida, força muscular e aspectos da marcha. Conclusão: Os resultados da presente revisão indicam a prática estruturada de exercício físico como abordagem terapêutica predominante no contexto da fisioterapia no TEA, com resultados positivos nas habilidades motoras. Também há evidência que o uso associado do gesso seriado com AFO pode melhorar a marcha na ponta dos pés. No entanto, o número de artigos revisados é limitado e novos estudos são necessários para confirmar os achados.
Abstract: Introduction: Although motor aspects are not considered to establish a diagnosis of Autism Spectrum Disorder (ASD), they deserve attention because, in addition to being common, they may appear associated with restricted levels of participation in activities in the home, school and community environment. In this context, physical therapy in ASD stands out to support children, adolescents and their families in the acquisition and improvement of motor skills, contributing to functional performance. Objectives: To gather current evidence on physical therapy interventions in children and adolescents with ASD. Methods: Integrative review of the literature published between January 2012 and March 2022, in Pubmed, Pedro, Lilacs and Scielo databases, without language restriction. The descriptors child, autism spectrum disorders and motor skills were combined with the free terms children, autism, physical therapy and intervention to broaden the search strategy. Results: By electronic search, 336 studies were located, but only four were selected, according to the established inclusion criteria, and included in this review. The structured practice of physical exercises was a therapeutic approach investigated in 75% of the studies, and the use of serial casting associated with AFO was investigated in 25% of the studies. The main results obtained were: improvement in motor coordination, praxis, ability to synchronize movements with peers, self-perception of physical competence, balance, agility, running speed, muscle strength and gait aspects. Conclusion: The results of the present review indicate the structured practice of physical exercise as the predominant therapeutic approach in the context of physiotherapy in ASD, with positive results in motor skills. There is also evidence that the combined use of serial casting with AFO can improve tiptoe gait. However, the number of articles reviewed is limited and further studies are needed to confirm the findings.
Asunto: Autismo
Autismo em crianças
Capacidade motora nas crianças
Fisioterapia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EEF - DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/53249
Fecha del documento: 3-dic-2022
Término del Embargo: 3-dic-2024
Aparece en las colecciones:Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia

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