Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/53260
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A prática de iniciação à pesquisa em uma turma de alfabetização
Autor(es): Maria Elisa de Araújo Grossi
Patricia Barros Soares Batista
Resumen: Este artigo tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido em uma turma de 1.º ano do 1.º Ciclo no Centro Pedagógico da UFMG, em 2016, nas aulas de Iniciação à Pesquisa, disciplina que tem como proposta assegurar que as crianças pesquisem temas de interesse, por meio de grupos de estudo formados de acordo com os temas escolhidos. O foco é fazer com que os educandos vivenciem e aprendam várias etapas e habilidades relacionadas à pesquisa científica. A metodologia de trabalho utilizada foi o ensino investigativo, uma ferramenta didática organizada a partir dos seguintes elementos: pergunta, busca e interpretação de informações, escrita, socialização dos resultados (por meio das linguagens oral e escrita). Apoiamo-nos na concepção de ensino experimental e investigativo, buscando romper com um tipo de educação formal focada na repetição de informações. Visamos à familiarização do estudante com a pesquisa, orientando-o para a investigação de fenômenos e temas que evidenciam a utilidade do conhecimento científico para o bem-estar social e para a formação de cidadãos críticos. É possível afirmar que o trabalho de Iniciação à Pesquisa, desenvolvido com as crianças pequenas, possibilitou uma nova forma de organização dos tempos e espaços escolares, contribuindo para a ampliação do currículo.
Abstract: The purpose of this article is to present the work developed at the Introduction to Research course with first year students from elementary school at Centro Pedagógico da UFMG, in 2016. This course aims at allowing children to conduct group research on topics of their own choice. The focus is to stimulate the children to learn and practice the several skills and procedures often used in scientific research. The utilized work methodology was the investigative teaching, a didactic tool characterized by the following elements: question making, searching for and interpreting information and written and verbal sharing of results. We based our work on the conception of investigative and experimental teaching trying to break with the formal education strategy focused on information repetition. We intended to bring the students closer to scientific research by mentoring them on phenomena investigation and supporting them on the exploration of topics that shows the usefulness of the scientific thought for enhancing social welfare and shaping conscientious citizens. It is noteworthy that the work developed with little children at the Introduction to Research course has created a new framework for teaching, contributing to broaden the students’ curriculum.
Asunto: Educação básica
Pesquisa
Pesquisa educacional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.84602
URI: http://hdl.handle.net/1843/53260
Fecha del documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://seer.ufrgs.br/CadernosdoAplicacao/article/view/84602
metadata.dc.relation.ispartof: Cadernos do Aplicação
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
A prática de iniciação à pesquisa em uma turma de alfabetização.pdf758.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.