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dc.contributor.advisor1Maria Aparecida Mourapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3179079966117749pt_BR
dc.contributor.referee1Geane Carvalho Alzamorapt_BR
dc.contributor.referee2Márcia Maria Cruzpt_BR
dc.creatorGiselle Aparecida de Oliveira Pintopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0117252471848646pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-14T12:44:37Z-
dc.date.available2023-05-14T12:44:37Z-
dc.date.issued2020-07-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/53276-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo compreender o processo comunicativo e seus desdobramentos na rede discursiva formada a partir das interações estabelecidas entre as checagens das agências de fact-checkingAos Fatos e Lupa e os atores humanos e não humanos que interagiram com elas, no período de 01 de julho a 30 de novembro de 2018. A pesquisa tem como foco as checagens publicadas no perfil do Twitter de cada uma das agências que estavam diretamente relacionadas à campanha eleitoral para presidente do Brasil em 2018. Para a definição de atores humanos e não humanos utiliza-se os conceitos trabalhados nas sociologias pragmáticas francesas, em especial a Teoria Ator-Rede. Como forma de compreender o fenômeno observado, buscou-se seguir as associações estabelecidas pelos diferentes atores que interagiram nesta rede discursiva no período analisado. Para compreender suas características propõem-se, ainda, reflexões em torno do conceito de verdade e do conceito de fake news, buscando vislumbrar como eles se atravessam e interrogam no contexto das conversações em rede e das disputas discursivas travadas em torno das ideias de verdade e falsidade oferecidas pelos checadores, sobretudo a partir de seus selos e etiquetas de veracidade, e pelos leitores com suas interrogações e propostas interpretativas. Compreende-se o fact-checking como um jornalismo plataformizado, produzido na e para a lógica de circulação das plataformas, analisando-se como esse modus operandi se deixa apreender nas análises em torno das checagens das agências e das interações da audiência. Conclui-se que o fact-checking atua no ambiente movediço da interpretação, tendo encontrado como principal desafio à sua preparação prévia para a cobertura do pleito eleitoral, o uso da desinformação como método de campanha.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectFact-checkingpt_BR
dc.subjectEleições 2018pt_BR
dc.subjectVerdade no jornalismopt_BR
dc.subjectChecagem de fatos eleiçõespt_BR
dc.subjectFact-checking - Agenciaspt_BR
dc.subject.otherComunicação - Tesespt_BR
dc.subject.otherJornalismo - Tesespt_BR
dc.subject.otherEleições - Tesespt_BR
dc.titleFact-checking e eleições presidenciais de 2018 : a disputa pela verdade em interações no Twitterpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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