Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/53277
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Adriana Romeiro | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5770163575971742 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Maraliz de Castro Vieira Christo | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Maria Cecília França Lourenço | pt_BR |
dc.creator | Raquel Aguilar de Araújo | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0762419993152352 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-14T12:58:35Z | - |
dc.date.available | 2023-05-14T12:58:35Z | - |
dc.date.issued | 2012-08-13 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/53277 | - |
dc.description.resumo | A obra de José Ferraz de Almeida Júnior, quando submetida a uma análise direta, admite a percepção de linguagens modernas, seja na sua composição, temática ou fatura. A postura caipira do ituano vinha sendo apontada como a sua principal característica, tanto física quanto artisticamente. Ignorava-se, deste modo, os diálogos que ele teria estabelecido com a modernidade durante toda a sua trajetória. Os estudos concentravam-se nas telas regionalistas do pintor e na exaltação de seu nacionalismo, obliterando as críticas mais aprofundadas de sua produção. Almeida Júnior foi veladamente moderno em algumas de suas telas mais tradicionais, mas mostrou-se explicitamente impressionista em alguns quadros negados à exposição pública. Embora alguns traços de modernidade já tenham sido indicados no artista, eles representaram para os estudiosos uma exceção ou mesmo um desvio provisório. Os resultados desta investigação reforçam a necessidade de se questionar a obra e seu feitor antes de enquadrá-los em algum conceito estilístico. Tal realidade torna-se ainda mais patente no caso de Almeida Júnior, artista multifacetado e habilidoso. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Almeida Júnior | pt_BR |
dc.subject | Pintura brasileira | pt_BR |
dc.subject | Século XIX | pt_BR |
dc.subject | Modernidade | pt_BR |
dc.subject.other | História - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Almeida Júnior, José Ferraz de, 1850-1899 | pt_BR |
dc.subject.other | Arte brasileira - Séc. XIX - Teses | pt_BR |
dc.title | As linguagens de Almeida Júnior : o diálogo com a modernidade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO RAQUEL AGUILAR DE ARAÚJO.pdf | 5.18 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License