Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53277
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Adriana Romeiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5770163575971742pt_BR
dc.contributor.referee2Maraliz de Castro Vieira Christopt_BR
dc.contributor.referee3Maria Cecília França Lourençopt_BR
dc.creatorRaquel Aguilar de Araújopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0762419993152352pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-14T12:58:35Z-
dc.date.available2023-05-14T12:58:35Z-
dc.date.issued2012-08-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/53277-
dc.description.resumoA obra de José Ferraz de Almeida Júnior, quando submetida a uma análise direta, admite a percepção de linguagens modernas, seja na sua composição, temática ou fatura. A postura caipira do ituano vinha sendo apontada como a sua principal característica, tanto física quanto artisticamente. Ignorava-se, deste modo, os diálogos que ele teria estabelecido com a modernidade durante toda a sua trajetória. Os estudos concentravam-se nas telas regionalistas do pintor e na exaltação de seu nacionalismo, obliterando as críticas mais aprofundadas de sua produção. Almeida Júnior foi veladamente moderno em algumas de suas telas mais tradicionais, mas mostrou-se explicitamente impressionista em alguns quadros negados à exposição pública. Embora alguns traços de modernidade já tenham sido indicados no artista, eles representaram para os estudiosos uma exceção ou mesmo um desvio provisório. Os resultados desta investigação reforçam a necessidade de se questionar a obra e seu feitor antes de enquadrá-los em algum conceito estilístico. Tal realidade torna-se ainda mais patente no caso de Almeida Júnior, artista multifacetado e habilidoso.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAlmeida Júniorpt_BR
dc.subjectPintura brasileirapt_BR
dc.subjectSéculo XIXpt_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subject.otherHistória - Tesespt_BR
dc.subject.otherAlmeida Júnior, José Ferraz de, 1850-1899pt_BR
dc.subject.otherArte brasileira - Séc. XIX - Tesespt_BR
dc.titleAs linguagens de Almeida Júnior : o diálogo com a modernidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO RAQUEL AGUILAR DE ARAÚJO.pdf5.18 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons