Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53280
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Amaro de Oliveira Fleckpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3711507246901721pt_BR
dc.contributor.referee1Verlaine Freitaspt_BR
dc.contributor.referee2Jorge Mattos Brito de Almeidapt_BR
dc.creatorLuís Filipe de Lima Andradept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0514875291992840pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-14T13:28:56Z-
dc.date.available2023-05-14T13:28:56Z-
dc.date.issued2022-12-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/53280-
dc.description.abstractThe present work aims to present and discuss Adorno's considerations about the relationship between music and ideology present in his texts from the 30's and 40's. Therefore, this dissertation analyzes Adorno's arguments present in his musical writings of the historical period in question. First, we carry out an analysis of the relationship between music and ideology from the perspective of music composition and production. In this sense, we discuss and expose topics that are central to Adorno's musical perspective, ranging from considerations about musical evaluation criteria, passing through an exposition of criticisms of specific musical genres, to reflections on the relationship between music, politics and society, as well as on the intertwining between music and the market. In a second moment, we present considerations about the relationship between music and ideology from the perspective of musical reproduction and reception. Here, first of all, we present central aspects that concern the relationship between music and ideology from a reproduction perspective and, more specifically, about radio and the structural impacts that affect the music that is reproduced through this medium. Also in this chapter, we analyze the Adornian arguments that point to the scope of musical reception, such as the concepts of regression of listening, pseudo-individuality, pseudo-activity, among others. In a third and final moment, we seek to present, in addition to considerations, an interpretation about the possible meanings of the concept of ideology in Adorno's texts that were written in the historical period that we propose to analyze in this research. In order to do so, we consider both the argumentative contexts that Adorno deals directly with the concept of ideology, and, even if in a secondary way, the position of some theorists who focus on studies on the concept of ideology, such as Terry Eagleton, John Thompson and Raymond Geuss.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa apresentar e discutir as considerações de Adorno sobre a relação entre música e ideologia presentes em seus textos das décadas de 30 e 40. Para tanto, esta dissertação analisa os argumentos de Adorno presentes em seus escritos musicais do período histórico em questão. Em primeiro lugar, realizamos uma análise da relação entre música e ideologia desde uma perspectiva da composição e produção musical. Nesse sentido, discutimos e expomos tópicos que são centrais à perspectiva musical de Adorno, que abrangem desde considerações sobre os critérios de avaliação musical, perpassando por uma exposição de críticas a gêneros musicais específicos, até reflexões sobre a relação entre música, política e sociedade, assim como sobre o entrelaçamento entre música e mercado. Em um segundo momento, apresentamos considerações acerca da relação entre música e ideologia sob a ótica da reprodução e recepção musicais. Aqui, antes de tudo, apresentamos aspectos centrais que concernem a relação entre música e ideologia desde uma perspectiva da reprodução e, mais especificamente, sobre o rádio e os impactos estruturais que atingem a música que é reproduzida por este meio. Ainda neste capítulo, analisamos os argumentos adornianos que apontam para o âmbito da recepção musical, tais como os conceitos de regressão da audição, pseudo-individualidade, pseudo-atividade, entre outros. Em um terceiro e último momento, buscamos apresentar, além de considerações, uma interpretação acerca dos sentidos possíveis do conceito de ideologia nos textos de Adorno que foram escritos no período histórico que nos propomos a analisar nesta pesquisa. Para tanto, consideramos tanto os contextos argumentativos que Adorno lida diretamente com o conceito de ideologia, quanto, mesmo que de modo secundário, a posição de alguns teóricos que se voltam a estudos sobre o conceito de ideologia, como Terry Eagleton, John Thompson e Raymond Geuss.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdornopt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectProdução musicalpt_BR
dc.subjectRecepção musicalpt_BR
dc.subjectReprodução musicalpt_BR
dc.subject.otherFilosofia - Tesespt_BR
dc.subject.otherIdeologia - Tesespt_BR
dc.subject.otherMúsica - Tesespt_BR
dc.subject.otherAdorno, Theodor W.,1903-1969pt_BR
dc.titleMúsica e ideologia em Theodor W. Adorno : um estudo sobre a obra dos anos 1930 e 1940pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Música e ideologia em Theodor W. Adorno um estudo sobre a obra dos anos 1930 e 1940.pdf888.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.