Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53286
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Aparecida Mourapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3179079966117749pt_BR
dc.contributor.referee1Carlos Frederico de Brito D Andreapt_BR
dc.contributor.referee2Josir Cardoso Gomespt_BR
dc.contributor.referee3Kérley Winquespt_BR
dc.creatorDébora Ferreira de Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6174234694049816pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-14T14:32:18Z-
dc.date.available2023-05-14T14:32:18Z-
dc.date.issued2023-02-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/53286-
dc.description.abstractThis dissertation aims to investigate how algorithmic imaginaries are established by Amazon users, in book sales, in Brazil. The research also seeks to understand how the platform contributes, through algorithmic mediation, to the formation of these imaginaries. To meet this objective we have used authors and information about topics such as imaginaries, algorithmic mediations, attention economy, algorithmic attention management, platformization, and book consumption, among others. This case study adopts as methodology the Content Analysis (CA), proposed by Bardin (2016), and works on two fronts: the first, refers to the description and analysis of Amazon's book sales page, in which the mechanisms present and that can be part of the construction of users' imaginaries are verified. In the second front, we present the data collected, for a period of three months, from publications on Twitter that express these imaginaries around the consumption of books through the platform. This database, after being treated, presented the number of 1,065 tweets, which were distributed, in a non-exclusive way, in four categories of analyzes that were elaborated in the face of an effort and dialogue between national and international authors. They are: 1) mobilization of the imaginary through the senses; 2) mobilization of the imaginary during the consumption relationship with Amazon; 3) user recognition of algorithmic actions; 4) referring to Amazon's logic in book sales. This categorization focused on mapping the meanings produced by users, in the context of interaction with the platform, and the imaginaries that derive from them. In the final considerations, we unite these two movements of analysis in the light of the literature adopted in this research and provide some notes on the constitution of algorithmic imaginaries in the sale of books by Amazon, as well as their political, economic and sociocultural consequences.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo investigar como os imaginários algorítmicos são estabelecidos pelos usuários da Amazon, na venda de livros, no Brasil. A pesquisa também busca compreender como a plataforma contribui, por meio da mediação algorítmica, para a formação desses imaginários. Para cumprir com esse objetivo, acionamos autores e informações acerca de temas como imaginários, mediações algorítmicas, economia da atenção, gestão algorítmica da atenção, plataformização, o consumo de livros, entre outros. Este estudo de caso adota como metodologia a Análise de Conteúdo (AC), proposta por Bardin (2016), e trabalha em duas frentes: a primeira, se refere a descrição e análise da página de venda de livros da Amazon, em que são verificados os mecanismos presentes e que podem fazer parte da construção dos imaginários dos usuários. Na segunda frente, são apresentados os dados coletados, por um período de três meses, de publicações no Twitter que expressem esses imaginários em torno do consumo de livros pela plataforma. Essa base de dados, após tratada, apresentou o número de 1.065 tweets, que foram distribuídos, de forma não exclusiva, em quatro categorias de análises que foram elaboradas diante de um esforço e diálogos entre autores nacionais e internacionais. São elas: 1) mobilização do imaginário por meio dos sentidos; 2) mobilização do imaginário durante a relação de consumo com a Amazon; 3) reconhecimento pelo usuário das ações algorítmicas; 4) referente a lógica de atuação da Amazon na venda de livros. Essa categorização teve como foco o mapeamento dos sentidos produzidos pelos usuários, no contexto de interação com a plataforma, e os imaginários que decorrem deles. Nas considerações finais, unimos esses dois movimentos de análise à luz da literatura adotada nesta pesquisa e fornecemos alguns apontamentos sobre a constituição dos imaginários algorítmicos na venda de livros pela Amazon, bem como suas consequências políticas, econômicas e socioculturais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectImaginário algorítmicopt_BR
dc.subjectAlgoritmopt_BR
dc.subjectPlataformas digitaispt_BR
dc.subjectEconomia da atençãopt_BR
dc.subjectAmazonpt_BR
dc.subject.otherComunicação - Tesespt_BR
dc.subject.otherAlgoritmicos - Tesespt_BR
dc.subject.otherAmazon.com (Firma) - Tesespt_BR
dc.subject.otherLivros - Comércio - Tesespt_BR
dc.titleImaginários algorítmicos e o ciclo de sedução da Amazon : um estudo de caso sobre a mediação algorítmica e a venda de livros na plataformapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.embargo2025-02-08-
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0001-7612-3694pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IMAGINÁRIOS ALGORÍTMICOS E O CICLO DE SEDUÇÃO DA AMAZON- um estudo de caso sobre a mediação algorítmica e a venda de livros na plataforma PDFA.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2025-02-08
13.13 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.