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dc.contributor.advisor1Luciana de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5069959614413202pt_BR
dc.creatorVanrochris Helbert Vieirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4015979850041122pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-14T14:59:23Z-
dc.date.available2023-05-14T14:59:23Z-
dc.date.issued2015-03-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/53289-
dc.description.abstractHow the subjects on the border between LGBT (Lesbian, Gay, Bisexual and Transgender) and protestant perspectives about sexuality get along with the contradictions between them in order to make sense to their experiences and subjectivities? By using a multilocal ethnography, four groups of Belo Horizonte have been investigated in order to find subjects in this situation: the Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos), the Metropolitan Community Church (MCC), the Igreja Cristã Contemporânea (ICC) and the Igreja Batista da Lagoinha (IBL). The analyzed subjects are gay protestants, from inclusive churches or not, been some of them LGBT militants. The evoked discourses in IBL revolve around a “welcome” to subjects with deviant sexual experiences in relation to heteronormativity, with the intention of promoting a “healing” of them. The present discourses in ICC tell of a regulation of homossexualities and transexualilities in order to suit them for a similar standard to the nuclear traditional family, been the removal of this standard related to the “world”, that would be in opposition to “church”. The discourses circulating MCC point a refuse of a standardization of sexual experiences in order to search a distance of “religious fundamentalism” and a defense of the “Human Rights”. The found discourses in Cellos indicate a defense of a “secular State”, which would being threatened by “protestant stand” in Chamber of Deputies. In order to dialogue with the native theories, I bring theoretical discussions about heteronormativity (Prado; Junqueira), interaction (Mead), conflict (Simmel), definition of the situation (Thomas), social discourses (Bakhtin) and power (Foucault). During the fieldwork, I also have performed forays into other sixteen churches and groups of LGBT militancy.pt_BR
dc.description.resumoComo os sujeitos na fronteira entre perspectivas evangélicas e LGBTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) sobre sexualidade lidam com as contradições existentes entre elas a fim de dar sentido às suas experiências e subjetividades? Através de uma etnografia multissituada, quatro grupos de Belo Horizonte foram investigados para o encontro de sujeitos nessa situação: o Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos), a Igreja da Comunidade Metropolitana (ICM), a Igreja Cristã Contemporânea (ICC) e a Igreja Batista da Lagoinha (IBL). Os sujeitos analisados são gays evangélicos, de igrejas inclusivas ou não, sendo alguns deles militantes LGBT. Os discursos evocados na IBL giram em torno de um “acolhimento” de sujeitos com experiências sexuais desviantes em relação à heteronormatividade, com a intenção de se promover uma “cura” dos mesmos. Os discursos presentes na ICC dizem de uma regulação das homossexualidades e transexualidades para adequá-las a um padrão similar ao da família nuclear tradicional, sendo o afastamento desse padrão relacionado ao “mundo”, que estaria em oposição à “igreja”. Os discursos em circulação na ICM apontam uma desnormatização das experiências sexuais, a fim de se buscar um afastamento do “fundamentalismo religioso” e uma defesa dos “Direitos Humanos”. Os discursos encontrados no Cellos indicam uma defesa do “Estado Laico”, que estaria sendo ameaçado pela “bancada evangélica” na Câmera Federal. Para dialogar com as teorias nativas, trago discussões teóricas sobre heteronormatividade (Prado; Junqueira), interação (Mead), conflito (Simmel), definição da situação (Thomas), discursos sociais (Bakhtin) e poder (Foucault). Durante o trabalho de campo, realizei também incursões em dezesseis outras igrejas e grupos de militância LGBT.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectDiscursospt_BR
dc.subjectDefinição da situaçãopt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectConflitopt_BR
dc.subjectIgrejas evangélicaspt_BR
dc.subjectLGBTpt_BR
dc.subjectCellospt_BR
dc.subjectICMpt_BR
dc.subjectICCpt_BR
dc.subjectBatista da Lagoinhapt_BR
dc.subjectEtnografia multissituadapt_BR
dc.subject.otherComunicação - Tesespt_BR
dc.subject.otherInteração social - Tesespt_BR
dc.subject.otherConflito social - Tesespt_BR
dc.subject.otherEvangelismo - Tesespt_BR
dc.subject.otherPessoas LGBTQ+ - Tesespt_BR
dc.titleVivendo no front : discursos acionados por sujeitos na fronteira entre perspectivas LGBTs e evangélicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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