Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53295
Type: Monografia (especialização)
Title: Imagem e consumo: o corpo no trabalho de um modelo negro
Authors: Luísa Gonçalves Maciel
First Advisor: Maria Luisa Magalhães Nogueira
First Referee: Ana Amélia Cypreste Faria
Second Referee: Julia Dorigo
Abstract: A mudança de paradigmas na pós-modernidade nos obriga a viver numa sociedade pautada pela imagem e sustentada pelo consumismo. Consumimos a representação daquilo que a cultura valoriza e midiatiza, e hoje, a beleza é um dos vetores que participa da construção de um modelo ideal a ser imitado. A profissão de modelo emerge nesse contexto, se afirmando a partir da valorização do corpo e da beleza estética. A mídia constrói imagens de acordo com as idealizações do senso comum, o que nos leva a pensar que o capital estético de um indivíduo que trabalha como modelo foi reconhecido de alguma forma pelo mercado e pela sociedade, pois se espera que o consumidor se identifique com a representação de tal imagem. Os padrões de beleza vigentes no mercado da moda atual em nosso país ainda têm suas raízes européias, porém, características vistas como “exóticas” ou “autênticas” no cenário da moda veem ganhando espaço. Assim, pensaremos sobre como se dá a inserção da atividade de modelo neste contexto para o indivíduo negro, justamente por entendermos que o trabalho representa grande importância nas transformações do sujeito, afetando as dimensões individual, organizacional e social do sujeito. A partir de um estudo de caso realizado por meio de entrevistas, entendemos que a especificidade do sentido do trabalho de modelo para o negro se alicerça, especialmente, no sentido de pertencer ao social, de ser aceito e reconhecido. Contudo, sublinhamos que tal condição nem sempre foi vista, devido ao estigma de seu passado, onde o negro era coisificado e extinto da sociedade.Aquelas características do negro que, geralmente, são inferiorizadas, no contexto da moda e do consumo, passam a ocupar o lugar da beleza exótica, assumindo, então, uma significação política.
Subject: Trabalho
Sociedade de consumo
Negros na arte
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Psicologia do Trabalho
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/53295
Issue Date: 31-Aug-2009
Appears in Collections:Especialização em Psicologia do Trabalho

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