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http://hdl.handle.net/1843/53312
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | A relevância da intervenção interdisciplinar intensiva no desenvolvimento das crianças com autismo : um estudo de caso |
Other Titles: | The relevance of intensive interdisciplinary intervention in the development of children with autism : a case study |
Authors: | Laís Lopes Morais |
First Advisor: | Ana Amélia Cardoso |
First Referee: | Maria Luisa Magalhaes Nogueira |
Second Referee: | Nayara Caroline Barbosa Abreu |
Abstract: | Objetivo: O presente trabalho visa demonstrar o relato da experiência de uma psicóloga na intervenção em um caso de uma criança de 6 anos com Transtorno do Espectro do Autismo, em Belo Horizonte, MG. Teve como objetivo principal exemplificar a eficácia da intervenção comportamental intensiva e interdisciplinar conforme a literatura propõe. Descrição: Foram realizadas avaliações formais na área da psicologia utilizando o protocolo Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program, observações clínicas e análise do desenvolvimento da criança através de reavaliações e relatos dos pais. Além disso, apresentou-se os avanços nas áreas integradas que também intervêm com a criança: terapia ocupacional e fonoaudiologia. Concluiu-se que o caso em estudo corrobora com as evidências encontradas na literatura sobre a intervenção pautada na Análise do Comportamento Aplicada de forma intensiva (25-40 horas semanais) e de caráter interdisciplinar. |
Abstract: | Objective: The present case study aims to demonstrate the report of the experience of a psychologist in the intervention in a case of a child currently 6 years old with Autism Spectrum Disorder, in Belo Horizonte, MG. Its main objective was to exemplify the effectiveness of intensive and interdisciplinary behavioral intervention as proposed in the literature. Description: Formal assessments were done by the psychology using the Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program Protocol, clinical observations and analysis of the child's development through reassessments and reports from parents. In addition, advances in integrated areas that also work with children were presented: occupational therapy and speech therapy. It was concluded that the case under study corroborates the evidence found in the literature on the intervention based on Applied Behavior Analysis in an intensive manner (25-40 hours per week) and of an interdisciplinary nature. |
Subject: | Autismo Transtornos do especto autista Comportamento humano |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/53312 |
Issue Date: | 30-Apr-2022 |
Appears in Collections: | Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) |
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