Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53344
Type: Tese
Title: Modelagem geográfica como resurso para transversalidade do planejamento de transportes
Other Titles: Geographic modeling as a resource for transversality in transport planning
Authors: William Leles de Souza Costa
First Advisor: Rodrigo Affonso de Albuquerque Nobrega
First Referee: Britaldo Silveira Soares Filho
Second Referee: Renato Silva Lima
Third Referee: Doris Aleida Villamizar Sayago
metadata.dc.contributor.referee4: Andreas Kindel
Abstract: Se apoiou, historicamente, o planejamento das infraestruturas de transporte, em aspectos econômicos e estratégicos, quando não em interesses políticos, para o desenho das rodovias e ferrovias. A indução das atividades humanas nas regiões diretamente interceptadas por essas infraestruturas é notória, fato comprovado pela forte correlação entre o transporte e desenvolvimento econômico. Grande parte da malha rodoviária nacional foi planejada e executada ainda na ótica dos interesses estratégicos voltados à ocupação do interior do país, e os efeitos colaterais de uma visão unilateral tem sido sentido, sobretudo em áreas então remotas como a dos biomas Amazônia e Cerrado. Há atualmente uma clara regulação ambiental a ser seguida para novos empreendimentos, porém questiona-se se a amplitude geográfica e temporal das análises são suficientes para garantir seu sucesso. As políticas públicas, sociais e ambientais incluídas no processo de planejamento de transportes, mesmo quando respeitadas, não têm sido suficientemente munidas por informações capazes de antecipar o conhecimento de problemas futuros. O planejamento de transportes, que em essência está intrinsecamente relacionado ao uso e ocupação do solo e ao planejamento territorial, sente, no presente, os reflexos da obsolescência de metodologias incompatíveis com o atual estado da arte. Neste sentido, esta tese de doutorado reúne estudos e desenvolvimentos realizados em prol da modernização do planejamento de transportes, mais especificamente voltados à componente geográfica do projeto e análise de informações de cunho socioambiental junto às informações de parâmetros construtivos, logístico e econômicos para apoiar o complexo sistema de tomada de decisão. Para tanto, foram propostas duas abordagens, a primeira referente à modelagem de corredores de viabilidade já em estágio avançado de automatização, e a segunda referente à modelagem preditiva de cenários para simulação de alteração de rotas e consequentemente das macrobacias logísticas, implementado para comodities agrícolas. Todos os modelos são apresentados em detalhe na tese, visando fomentar a transferência de conhecimento e a replicabilidade dos modelos. Toda a implementação foi desenvolvida com ferramentas livres e utilizando dados públicos oficiais. Os dois modelos desenvolvidos foram aplicados em estudos reais e polêmicos, sendo o primeiro referente a corredores de viabilidade alternativos à proposta dos segmentos da BR080 e BR242 ao sul da Reserva Indígena do Xingú e o segundo referente à modelagem topológica vetorial de rotas e macrobacias logísticas. Os resultados comprovam a eficiência da modelagem computacional e sua alta capacidade de reunir, de forma organizada e transparente uma vasta coleção e dados em amplitude geográfica em nível federal, e para suprir demandas conhecidas e ainda latentes do planejamento de transporte e facilitar a transversalidade do tema para com outras pastas como meio ambiente, economia, justiça e planejamento. A pesquisa dialoga com os objetivos de desenvolvimento sustentável 9, 13, 15 e 17 da Agenda 2030 das Organização das Nações Unidas.
Abstract: Transportation planning of critical infrastructure historically has been based on economic and strategic aspects, and also on political interests for shaping the highways and railways. These infrastructures notoriously drive human activities within regions directly intercepted, which is proved by the strong correlation between transport and economic development. The majority of the national road network was planned and built considering strategic interests that pushed occupation countryside, and the side effects of a unilateral standpoint still have been felt, especially in remote areas such as the Amazon and Cerrado biomes. Currently, there is a clear environmental regulation to be followed for new ventures, however, it is questioned whether the geographic and temporal range of the analyzes is sufficient to guarantee their success. Public, social, and environmental policies included in the transport planning process, even when respected, have not been sufficiently equipped with information capable of anticipating knowledge of future problems. Transport planning, which is intrinsically related to land use and occupation and territorial planning, currently feels the effects of the obsolescence of methodologies incompatible with the current state of the art. Indeed, this Ph.D. dissertation brings together studies and developments towards the modernization of transport planning, more specifically aimed at the geographical component of the project and analysis of socio- environmental information together with information on constructive, logistical, and economic parameters to support the complex decision-making system. Thus, two approaches were proposed, the first referring to modeling feasibility corridors already in an advanced stage of automation and the second to predictive modeling of scenarios for simulating changes in routes and, consequently, in logistic macro-basins implemented for agricultural commodities. The document presents all two models in detail to promote knowledge transfer and model replicability. The entire implementation was developed with free tools and using official public data. The implementation was entirely developed using free software and using official public data. The two models developed were applied in real-case and controversial studies. The first refers to alternative feasibility corridors in the proposal for the BR080 and BR242 segments south of the Xingú Indigenous Reserve and the second relates to vector topological modeling of routes and logistical macro-basins. The results prove the efficiency of computational modeling and its high capacity to bring together, in an organized and transparent way, a vast collection and data in a geographic range at the federal level to meet both well-known and latent demands of transport planning. Moreover, the models facilitate the transversality of the transportation planning processes with other areas such as the environment, economy, justice, and planning. The research meets the sustainable development goals 9, 13, 15, and 17 of the United Nations 2030 Agenda.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: IGC - INSTITUTO DE GEOCIENCIAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/53344
Issue Date: 6-Mar-2023
Appears in Collections:Teses de doutorado

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