Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53380
Type: Tese
Title: Perfil epidemiológico e percepção de usuários sobre o tratamento de disfunção temporomandibular e dor orofacial no centro de especialidades odontológicas do município de Belo Horizonte-Minas Gerais
Other Titles: Epidemiological profile and perception of patients on treatment of temporomandibular dysfunction and orofacial pain in dental specialties center of Unified Health System (SUS) in Belo Horizonte (BH), Minas Gerais (MG)
Authors: Patricia Maria da Costa Reis
First Advisor: Amália Moreno
metadata.dc.contributor.advisor2: RAQUEL CONCEIÇÃO FERREIRA
First Co-advisor: Raquel Conceição Ferreira
First Referee: Cláudia Lopes Brilhante Bhering
Second Referee: Soraia Macari
Third Referee: Frederico dos Reis Goyata
metadata.dc.contributor.referee4: Márcio José Martins Rabelo
Abstract: A dor orofacial (DOF) é toda dor associada a tecidos moles e mineralizados da cavidade oral e da face, e que pode ser referida na região da cabeça e/ou pescoço, ou mesmo estar associada a outras comorbidades. A Disfunção Temporomandibular (DTM) é um tipo de dor orofacial definida como um conjunto de condições musculoesqueléticas e neuromusculares que envolvem os músculos mastigatórios e a articulação temporomandibular sendo um dos problemas mais intrigantes encontrados na clínica odontológica por sua origem ter um caráter multifatorial e biopsicossocial, sendo assim importante conhecer o perfil epidemiológico e a percepção dos pacientes com DTM-DOF. O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil epidemiológico e percepção do tratamento de pacientes atendidos no Centro de Especialidades Odontológicas do município de Belo Horizonte-Minas Gerais no serviço de disfunção temporomandibular e dor orofacial. Para descrever o perfil epidemiológico foram avaliados os prontuários com preenchimento completo, e contendo RDC/TMD (Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders), dos pacientes atendidos na especialidade de DTM-DOF, no período de 2015 a 2018, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da regional de Venda Nova da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH). Para isso foram coletados dados demográficos, Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) e variáveis clínicas de interesse, como presença de dentes, comorbidades e sintomatologia dolorosa. Para a avaliação da percepção sobre a experiência do uso do serviço de disfunção temporomandibular e dor orofacial, e seu tratamento, foram realizadas entrevistas qualitativas com roteiro semi-estruturado com base na teoria Helleriana em seu referencial teórico do cotidiano, entre voluntários que buscaram o CEO para serem atendidos. As entrevistas foram realizadas em indivíduos atendidos no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da regional de Venda Nova da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH), que se encontravam em momento prévio ou após as consultas de tratamento no período de 2021 e 2022, de forma aleatória. Para os dados quantitativos foram realizadas análises descritivas e bivariadas usando o teste do qui-quadrado (P < 0,05). E para as narrativas da pesquisa qualitativa foi realizada a codificação e categorização dos dados. Verificou-se amostra de 169 pacientes a partir da análise dos prontuários, dos quais 132 (78,1%) eram do gênero feminino, com uma média de idade de 43 (± 15,2) anos. Os pacientes foram encaminhados para o serviço especializado DTM do CEO principalmente devido à dor (40,5%), seguido de bruxismo (25,6%) e queixa na ATM (24,4%). Considerando a dor, 28,4% não relataram dor, enquanto 121 (71,6%) dos participantes relataram dor, sendo 46,2% dor leve/moderada e 25,4% dor intensa. O diagnóstico mais encontrado foi deslocamento de disco com redução (DDCR) (30,2%), seguido de bruxismo (24,9%). O tratamento mais indicado foi a terapia cognitiva comportamental (95,3%), seguida de dispositivo intraoclusal (DIO) (54,4%). A presença de dor foi mais frequente entre indivíduos do gênero feminino, entretanto não foi observada associação da ocorrência de dor com comorbidades, idade e IVS. Em relação à análise qualitativa, um total de 13 participantes discorreu sobre a sua percepção da experiência do uso do serviço de disfunção temporomandibular e dor orofacial, e seu tratamento, em profundidade e amplitude de experiências e perspectivas vividas. Foram observados dois temas principais: acesso ao serviço especializado e percepção do tratamento. Não houve premeditação dos temas, e suas definições se deram em acordo à análise dos dados. Diante das vivências colhidas e analisadas neste estudo, pode-se concluir que o ponto principal é o pouco conhecimento da especialidade de DTM, por parte do paciente com relação às dificuldades enfrentadas para acessar o especialista em DTM dentro do sistema de encaminhamento.
Abstract: Orofacial pain (OFP) is all pain associated with soft and mineralized tissues in oral cavity and face. Usually this pain can be referred to head and neck region or even associated with other comorbidities. Temporomandibular Disorder (TMD) is a type of orofacial pain defined as a set of musculoskeletal and neuromuscular conditions involving masticatory muscles and temporomandibular joint being the most intriguing problems found in clinical dentistry. It is often chronic or persistent pain, complex and multifactorial, stressful and disabling so it is important to know epidemiological profile and perception of patients with TMD-OFP. The aim of this study was to evaluate epidemiological profile and perception of patients treated in Dental Specialties Center TMD-OFP of Unified Health System (SUS) in Belo Horizonte (BH), Minas Gerais (MG) about e experience of using TMD-OFP service and its treatment. To describe epidemiological profile were evaluated completely filled out medical records containing RDC/TMD (Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders) of patients treated in TMD-OFP specialty, from 2015 to 2018, at Dental Specialty Center (CEO) of Venda Nova region of Belo Horizonte (PBH). Demographic data, Social Vulnerability Index (IVS) and clinical variables of interest, such as presence of teeth, comorbidities and painful symptoms were collected. For perception evaluation about the experience of using the service for temporomandibular disorders and orofacial pain and its treatment, qualitative interviews were carried out with a semi-structured script based on the Hellerian theory in its theoretical framework of everyday life, among volunteers who sought the CEO to be attended. The interviews were carried out in random individuals attended at Dental Specialty Center (CEO) of Venda Nova region of Belo Horizonte (PBH), who were in a previous moment or after the treatment. After that, the qualitative research narratives were coded and categorized. Descriptive and bivariate analyzes to describe patients profile treated at Dental Specialty Center (CEO) of Venda Nova region of Belo Horizonte (PBH) were performed using the chi-square test (P < 0.05). A sample of 169 patients was included, of which 132 (78.1%) were female, with a mean age of 43 (± 15.2) years. Patients were referred to the CEO's TMD specialized service mainly due to pain (40.5%), followed by bruxism (25.6%) and TMJ complaints (24.4%). Considering pain intensity, 28.4% did not report pain, while 121 (71.6%) reported pain, with 46.2% mild/moderate pain and 25.4% severe pain. The diagnostic most find was disc displacement with reduction (DDCR) (30.2%), followed by bruxism (24.9%). The most indicated treatment was Cognitive Behavioral Therapy (95.3%), followed by intra-occlusal dispositive (DIO) (54.4%). The presence of pain was more frequent among female individuals, however, no association was observed between the occurrence of pain and comorbidities, age and VSI. A total of 13 participants were evaluated on the perception of experience using the temporomandibular disorder and orofacial pain service and its treatment, in depth and breadth of experiences and lived perspectives, where two main themes emerged from data: Access to specialized service and Perception of treatment. There was no premeditation of themes and their definitions were in agreement with data analysis. In view of experiences collected and analyzed it is understood that the main point is little knowledge of TMD specialty by patient and general practitioners, regarding the difficulties faced in accessing the TMD specialist within the referral system
Subject: Síndrome da disfunção da articulação temporomandibular
Dor facial
Sistema Único de Saúde
Inquéritos e questionários
Pesquisa qualitativa
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAO - DEPARTAMENTO DE CLÍNICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/53380
Issue Date: 26-Oct-2022
metadata.dc.description.embargo: 26-Oct-2024
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Doutorado - UFMG -.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2025-10-26
2.56 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.