Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53399
Type: Artigo de Periódico
Title: Rupturas e continuidades das políticas públicas para a educação profissional no Brasil entre 2003 e 2015
Other Titles: Ruptures and continuities of public policies for vocational education and training in Brazil between 2003 and 2015
Authors: Denise Bianca Maduro Silva Passades
Abstract: No Brasil entre 2003 e 2015 tem-se um contexto de aposta, pelo governo federal, na educação profissional como motor do desenvolvimento social e econômico. Este trabalho visa apresentar e discutir as principais iniciativas em políticas públicas para a educação profissional no referido período, com especial atenção para o nível médio técnico. Em base à revisão documental e bibliográfica, são analisadas as lutas ideológicas e políticas na formulação e implementação das iniciativas educacionais, explicitando-se a ação dos grupos de poder na disputa pela direção do Estado. Conclui-se ressaltando as rupturas e continuidades históricas encontradas no tratamento dado à educação profissional de ensino médio técnico no período em análise. O novo modelo de educação profissional implantado no governo federal após as eleições de 2003, pauta-se na verticalidade da oferta de educação profissional e tecnológica, na articulação com o ensino regular, no aumento da escolaridade do trabalhador, na interação com o mundo do trabalho, e no apoio à escola pública. No entanto, esses ideais destacados dos discursos oficiais do governo, encontram embates ideológicos, políticos e estruturais para sua implementação, que condicionam os resultados alcançados. Desta forma, as políticas públicas do governo federal para a educação profissional analisadas para o período refletem e atualizam as disputas por poder presentes historicamente nas sociedades capitalistas e no Estado brasileiro.
Abstract: In Brazil between 2003 and 2015 there is a context of commitment by the federal government in vocational education and training as the engine of social and economic development. This paper aims to present and discuss the main initiatives in public policies for vocational education and training in the mentioned period, with special attention to the technical high school level. Based on the documentary and bibliographical review, the ideological and political struggles in the formulationand implementation of the educational initiatives are analyzed, exploring the action of the power groups in the dispute for the direction of the State. It concludes by highlighting the ruptures and historical continuities found in the treatment given to technical high school level. The new model of professional education implemented by the federal government after the 2003 elections is based on the verticality of the offer of vocational education and training, on articulation with regular education, on the increase of workers' schooling, on interaction with the world of work, and in supporting the public school. However, these ideals that stand out from official government discourses find ideological, political and structural obstacles to its implementation, which impacts the results achieved. In this way, the public policies of the federal government for vocational education and training education analyzed for the period reflect and update the power disputes historically present in capitalist societies and in the Brazilian state.
Subject: Educação - Brasil
Políticas públicas
Ensino profissional - Brasil
Ensino médio
Ensino técnico
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: PROEX - PRO-REITORIA DE EXTENSAO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.18540/revesvl1iss3pp0331-0350
URI: http://hdl.handle.net/1843/53399
Issue Date: 17-Oct-2018
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3167
metadata.dc.relation.ispartof: REVES - Revista Relações Sociais
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.