Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53433
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dc.creatorAndré Luiz Mendes Athaydept_BR
dc.creatorCarmem Lúcia Veloso Macielpt_BR
dc.date.accessioned2023-05-16T13:15:26Z-
dc.date.available2023-05-16T13:15:26Z-
dc.date.issued2021-
dc.citation.volume10pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage148pt_BR
dc.citation.epage169pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.33362/visao.v10i1.2587pt_BR
dc.identifier.issn2238-9636pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/53433-
dc.description.abstractThe present study had as a general objective to analyze the strategy formulation process in a small family business, generating reflections about strategy formulation in companies with these characteristics. Specifically, the objectives were to analyze the presence of deliberate and emerging strategies in the company and to identify the main employees responsible for strategy formulation in the organization under analysis. The research was characterized as a case study in which in-depth interviews were conducted with the owner and with the general manager of the company. The textual material collected was analyzed with the Content Analysis technique and interpreted in light of the theory on the subject. Although the results showed that the emerging strategies prevail over deliberate ones in the company under study, it was identified that strategy formulation in the organization is deficient even with regard to emerging strategies, highlighting the owner’s influence and decision power, typical of family businesses. The present study is relevant for presenting theoretical implications, by generating reflections on the process of strategy formulation in small family businesses, which can be dialogued with findings from previous similar studies. The results of the present study also have managerial implications, once they can be analyzed by managers in companies with the same characteristics, subsidizing strategic adjustments in search of competitive advantage.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo geral analisar o processo de formulação de estratégias de uma empresa familiar de pequeno porte, gerando reflexões sobre a formulação de estratégias em empresas com essas características. Especificamente, os objetivos foram analisar a presença de estratégias deliberadas e emergentes na empresa e identificar os principais responsáveis pela elaboração de estratégias na organização sob análise. A pesquisa se caracterizou como um estudo de caso em que se realizaram entrevistas em profundidade com o proprietário e com o gerente geral da referida empresa. O material textual coletado foi analisado pela técnica de Análise de Conteúdo e interpretado à luz da teoria sobre a temática. Embora os resultados tenham evidenciado que as estratégias emergentes preponderam frente às deliberadas na empresa sob estudo, identificou-se que a elaboração estratégica na organização é deficitária até mesmo no que se refere a estratégias emergentes, destacando-se o poder de influência e de decisão do proprietário, típico de empresas familiares. O presente estudo se mostrou relevante por apresentar implicações teóricas, ao gerar reflexões acerca do processo de formulação de estratégias em empresas familiares de pequeno porte, as quais puderam ser dialogadas com achados de estudos similares prévios. Os resultados do presente estudo também apresentam implicações gerenciais, uma vez que os mesmos poderão ser analisados por gestores de empresas de mesmas características, subsidiando ajustes estratégicos em busca de vantagem competitiva.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Visão: Gestão Organizacional-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormulação de estratégiaspt_BR
dc.subjectEstratégias deliberadaspt_BR
dc.subjectEstratégias emergentespt_BR
dc.subjectEmpresas familiarespt_BR
dc.subjectEmpresas de pequeno portept_BR
dc.subject.otherEstratégiapt_BR
dc.subject.otherEmpresas familiarespt_BR
dc.subject.otherPequenas e médias empresaspt_BR
dc.titleEstratégias deliberadas ou emergentes? reflexões sobre o processo de formulação de estratégias em uma empresa familiar de pequeno portept_BR
dc.title.alternativeDeliberate or emerging strategies? reflections on the strategy formulation process in a small family businesspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/2587pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2109-2130pt_BR
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