Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53448
Type: Dissertação
Title: Caminhos e relações entre o submicro e o macro no ensino médio: um aperfeiçoamento dos conhecimentos e das práticas relacionadas à Bioquímica
Other Titles: Paths and intercourse between the submicro and the macro in high school: an improvement of knowledge and practical practices in Biochemistry
Authors: Ludmila Corrêa dos Reis Gonçalves
First Advisor: Rafael Pinto Vieira
First Referee: Fernanda de Jesus Costa
Second Referee: Paola Rocha Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee5: Andrea Mara Macedo
Abstract: O ensino de Bioquímica é um conteúdo listado como de difícil compreensão, devido ao volume de informação e a associação direta da Biologia com a Química e a Física, provocando resistência por parte dos alunos quanto à complexidade dos fenômenos e abstração. Para contemplar tal conteúdo na Educação Básica, faz-se necessário abordar o assunto com práticas alternativas que estimulem a curiosidade dos discentes e facilitem a conceituação. O ensino por investigação é uma proposta que consegue reunir as etapas do método científico, promovendo estratégias eficazes na construção de explicações de fenômenos científicos, consolidando nos estudantes as habilidades necessárias para a autonomia e, neste caso, a presença de Bioquímica no cotidiano. No presente trabalho, concomitantemente aos estudos da Bioquímica, propusemos produzir um livro digital, promovendo o desafio de interrelacionar os processos de neurotransmissão do Sistema Nervoso Central (SNC) em sala de aula, produzindo conexões entre a estrutura dos mediadores químicos que transportam as informações em nosso organismo e outras espécies químicas, também presentes no cotidiano, e essenciais ao metabolismo. No estabelecimento dessas relações, é necessário que os discentes compreendam a transição escalar das estruturas submicroscópicas e microscópicas com as macroscópicas. Neste sentido, foram propostas ferramentas educacionais em três eixos distintos, mas complementares: (1) a produção de um livro digital em PDF gratuito, (2) um manual de práticas anexo ao livro digital e (3) uma sequência didática, cuja relevância foi pontuada em uma análise crítica. O livro digital possui fácil e ampla divulgação, o que permite a popularização dos estudos da Bioquímica ao nível dimensional. A linguagem acessível do livro digital permite o alcance a estudantes da educação básica com abordagens que podem contribuir na compreensão dos conceitos, pois promove a ancoragem com os conhecimentos prévios dos alunos. O manual de práticas pode ser usado pelos leitores ou por professores da educação básica como uma estratégia ativa com viés investigativo que irá auxiliar o processo de aprendizagem dos estudantes e a construção de conhecimentos acerca das composições biomoleculares, apresentadas por meio dos processos de transmissão de informações do SNC.
Abstract: Biochemistry is a topic which is considered hard to be understand, due to the amount of information and its close association among Biology, Chemistry and Physics, leading to a challenging achievement of the complexity of the phenomenon and abstraction by students. In Basic Education, it’s necessary to approach the subject by alternative practices in order to stimulate the curiosity in students, making the conceptualization easier. Investigation teaching is a proposal that can gather the scientific method steps, promoting effective strategies in building scientific phenomenon explanations, consolidating in students the needed abilities to achieve autonomy as well as the Biochemistry concepts in the routine. In the present work, simultaneously to Biochemistry studies, we proposed to produce a digital book, promoting the challenge of correlating the neurotransmission processes of the Central Nervous System (CNS) in the classroom, producing connections between the structure of chemical mediators that transport information to our organism and other chemistry species, also presented in daily life, and essential to the metabolism. In order to establish these connections, it is needed that students understand the scalar transition of the submicroscopic and microscopic structures. In that regard, three educational tools were proposed in three different axes, in a complementary fashion: (1) the production of a free digital book in PDF format, (2) a manual of experimental practices which is attached to the digital book and (3) a teaching practice sequence, which its relevance was analyzed by a critical analysis. The digital book has easy and wide disclosure, which allows the popularization of Biochemistry in the regards to a dimensional level. The accessible language of the digital book might contribute in concepts comprehension, anchoring the previous knowledge of the students. The manual of experimental practices can be used by the readers or teachers in basic educational levels as an active strategy with investigative focus that will help the learning process of students. In this process, the knowledge of biomolecular composition, also presented by the molecular processes of CNS information transmissions, is also approached.
Subject: Ensino - Biologia
Bioquímica
Didática
Plano de aula
Pesquisa científica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA GERAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/53448
Issue Date: 9-Aug-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCM Ludmila Reis .pdfTCM Ludmila Reis2.43 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons