Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53452
Type: Dissertação
Title: Sequências didáticas investigativas sob a perspectiva da aprendizagem significativa: abordagens integradoras de conceitos sobre sistemas orgânicos, respiração celular e microbiota fúngica
Authors: Luciana de Pinho Tavares Sousa
First Advisor: Janice Henriques da Silva Amaral
First Co-advisor: Rafaella Cardoso Ribeiro
First Referee: Simone Cardoso Lisboa Pereira
Second Referee: Fabíola da Silva Albuquerque
Abstract: O ensino de Biologia deve desempenhar um papel fundamental na abordagem da morfologia e da fisiologia do corpo humano, de maneira não fragmentada, propiciando aos estudantes do Ensino Médio (EM) uma percepção do funcionamento do próprio corpo, como um todo. O presente trabalho teve como premissa a elaboração e análise da aplicação de sequências didáticas (SD) com viés investigativo, desenvolvidas sob a perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e com uso de Tecnologias Educacionais, acerca de conceitos dos sistemas orgânicos, por meio de uma visão integrada do corpo humano. As SD foram aplicadas durante as aulas regulares de Biologia, para 196 estudantes do EM, nos anos de 2020 e 2021, no contexto do ensino emergencial remoto, em função da pandemia pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Dentre os estudantes, 40 participaram da pesquisa para levantamento e análise de dados sobre a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), conhecimentos prévios, compreensão acerca dos conceitos abordados e a concepção deles em relação às atividades elaboradas e aplicadas. Neste presente estudo foi realizada uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada com análise descritiva e interpretativa dos dados coletados no decorrer da elaboração e aplicação de três SD: SD1- "O funcionamento dos sistemas do corpo humano de maneira integrada", como proposta de viabilização do aprendizado sobre a integração de sistemas; SD2- “A respiração celular para a compreensão da fisiologia de sistemas orgânicos”, como proposta de explorar a conexão entre o metabolismo energético acerca da respiração celular com a fisiologia da respiração, integrados a outros sistemas do corpo humano; SD3 - “O sistema digestório e a interação da microbiota fúngica”, como proposta de abordar a relação entre a microbiota fúngica intestinal e os seres humanos, como uma coexistência não nociva, mas mutualística. O estudo demonstrou que as atividades desenvolvidas proporcionaram a compreensão da atuação dos sistemas de maneira integrada para 37 (92,5%) estudantes; 28 (71%) estudantes entenderam que o sangue leva os nutrientes obtidos pela digestão dos alimentos para todos os sistemas orgânicos e 35 (87%) compreenderam que alguns fungos fazem parte da microbiota natural humana. Dentre as estratégias utilizadas, 26 (65%) estudantes sentiram-se motivados utilizando o Atlas Virtual 3D, 33 (82,5%) consideraram importantes os procedimentos experimentais e 29 (72,5%) conceberam como pertinente a utilização dos Mapas Conceituais no processo de ensino/aprendizagem. Pode-se inferir que as temáticas abordadas propiciaram uma construção de conexões dos conceitos, possibilitando uma reflexão crítica dos discentes, e que a escolha das estratégias pedagógicas viabilizou a motivação e a construção do conhecimento.
Abstract: The teaching of Biology must play a key role in addressing the morphology and physiology of the human body, in a non-fragmented way, providing students in high school (HS) a perception of the functioning of their own body as a whole. The present work was based on the elaboration and analysis of the application of didactic sequences (DS) with an investigative bias, developed under the perspective of the Theory of Meaningful Learning (TML) and with the use of Educational Technology, about the organic systems concepts, through an integrated view of the human body. The DS were applied during regular Biology classes, for 196 students in HS, in the years 2020 and 2021, in the context of emergency remote teaching, due to the new coronavirus pandemic (Sars-Cov-2). Among the students, 40 of them participated in the research to collect and analyze data on the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT), prior knowledge, understanding of the concepts addressed and their conception regarding the activities developed and applied. In this present study, a qualitative research of applied nature was carried out with descriptive and interpretive analysis of the data collected during the elaboration and application of three DS: DS1- "The functioning of the human body systems in an integrated way", as a proposal to enable learning about the integration of systems; DS2- "Cellular respiration for the understanding of the physiology of organic systems", as a proposal to explore the connection between energy metabolism on cellular respiration with the physiology of breathing, integrated with other systems of the human body; DS3 - "The digestive system and the interaction of fungal microbiota", as a proposal to address the connection between the intestinal fungal microbiota and humans, as a non-harmful, but mutualistic coexistence. The study demonstrated that the activities developed provided the understanding of the action of the systems in an integrated manner for 37 (92.5%) students; 28 (71%) students understood that the blood carries the nutrients obtained from the digestion of food to all organic systems and 35 (87%) understood that some fungi are part of the natural human microbiota. Among the strategies used, 26 (65%) students felt motivated by using the Virtual 3D Atlas, 33 (82.5%) considered the experimental procedures important, and 29 (72.5%) considered the use of Concept Maps pertinent to the teaching/learning process. It can be inferred that the thematic approach provided a construction of connections of the concepts, enabling a critical reflection by the students, and that the choice of pedagogical strategies enabled the motivation and the construction of knowledge.
Subject: Ensino - Biologia
Tecnologia Educacional
Aprendizagem Baseada em Problemas
Mapa de conceitos
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/53452
Issue Date: 23-Aug-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCM FINAL Luciana de Pinho Tavares Sousa.pdf15.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.