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dc.contributor.advisor1Samuel Vieira Conceiçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1169359835970569pt_BR
dc.contributor.advisor-co1João Flávio de Freitas Almeidapt_BR
dc.contributor.referee1Aloisio de Castro Gomes Juniorpt_BR
dc.contributor.referee2Douglas Moura Mirandapt_BR
dc.creatorBarbara Lara Condept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8867687588902372pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-16T17:38:29Z-
dc.date.available2023-05-16T17:38:29Z-
dc.date.issued2021-06-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/53456-
dc.description.abstractRecently, companies have been pressured to consider not only the financial aspects of their activities, but also their impacts on the ecosystem and on society. In that sense, interest in the sustainable supply chain management (SSCM) has increased, as it takes into account economic, environmental and social impacts when analyzing production, transportation and facility location decisions. This work proposes a multi-objective mixed integer linear programming model for the optimization of a sustainable steel supply chain network design problem, addressing the three pillars of sustainability. The economic bottom line is measured in terms of total network costs, while the environmental bottom line takes into account CO2 emissions due to production and transportation. The social aspect considers the cities’ social vulnerability indexes. To solve the problem, two methods have been compared, a multi-objective genetic algorithm and the epsilon-constrained method. Results show that, although the metaheuristic was not able to find the optimum for some of the objective functions, it offered a greater option of viable solutions at the Pareto frontier in less computational time, when compared to the exact method. The environmental performance of the network can be improved by prioritizing the use of railroads as the main method of transportation, as well as by the establishment of production plants with the planted charcoal route and the electric arc furnace route. Social performance can be improved by establishing facilities in cities with a higher social vulnerability index, although that will result in higher environmental and economic costs if these cities do not have the necessary infrastructure.pt_BR
dc.description.resumoRecentemente, empresas têm sido pressionadas a considerar não somente os aspectos financeiros de suas atividades, mas também os impactos por elas causados no ecossistema e na sociedade. Nesse contexto, está inserida a gestão da cadeia de suprimentos sustentável, que aborda impactos econômicos, ambientais e sociais ao analisar decisões de transporte, produção e localização de facilidades, além das restrições sobre o impacto das operações de produção e logística no meio ambiente. Este trabalho propõe um modelo de programação multiobjetivo linear inteira mista para o projeto de redes de uma cadeia de suprimentos sustentável do setor siderúrgico brasileiro, abordando os três pilares da sustentabilidade. Os parâmetros de avaliação utilizados para a dimensão econômica são custos totais na rede, enquanto que para a dimensão ambiental são as emissões de CO2 devido ao transporte e à produção. A dimensão social adota o Índice de Vulnerabilidade Social dos municípios. Foram comparados dois métodos de solução, um algoritmo genético multiobjetivo e o método épsilon restrito. Resultados mostram que, embora a metaheurística não tenha encontrado a solução ótima de alguns problemas, o método ofereceu uma opção maior de soluções viáveis na fronteira Pareto em menor tempo computacional, se comparado ao método exato. No que tange as três dimensões da sustentabilidade, o desempenho ambiental da rede pode ser melhorado principalmente pela priorização da utilização do modal de transporte ferroviário, além do estabelecimento de algumas fábricas com rota de produção por carvão vegetal plantado e por forno elétrico a arco. O desempenho social se beneficia do estabelecimento de facilidades em municípios de maior índice de vulnerabilidade social, embora incorra em maiores custos ambientais e econômicos, caso esses municípios não apresentem a infraestrutura necessária.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA PRODUÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAlgoritmo genéticopt_BR
dc.subjectÉpsilon restritopt_BR
dc.subjectOtimização multiobjetivopt_BR
dc.subjectProjeto de redes sustentável na cadeia de suprimentospt_BR
dc.subjectProgramação linear inteira mistapt_BR
dc.subjectSiderurgiapt_BR
dc.subject.otherEngenharia de produçãopt_BR
dc.subject.otherAlgoritmos genéticospt_BR
dc.subject.otherCadeia de suprimentospt_BR
dc.subject.otherOtimização multiobjetivopt_BR
dc.subject.otherSiderurgiapt_BR
dc.titleUm modelo multiobjetivo para otimização da cadeia de suprimentos sustentável aplicado à indústria siderúrgica brasileirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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