Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/53471
Tipo: Artigo de Evento
Título: Atividades circense como conteúdo nas aulas de educação física escolar
Autor(es): Jarbas Pereira Santos
Daniel Ewerton Mendes
Marilda Teixeira Mendes
Michela Abreu Francisco Alves
Resumen: Quando referimos ao corpo e às práticas corporais, estamos falando de uma linguagem muda, carregada de sons, imagens, palavras, cores, sensações, percepções, valores, conhecimentos, sentidos e significados. É como se fosse um tipo de linguagem que emana do corpo, em uma narrativa composta de movimentos, gestos, posturas e expressões não verbais que, articuladas e sequenciadas, configuram o que podemos chamar de linguagem corporal, intimamente vinculada ao corpo com suas possibilidades de comunicação imersas nas atividades circenses. O presente estudo é uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo, tem como objetivo analisar e garimpar subsídios acerca da relevância e possibilidades da atividade circense como conteúdo das aulas de educação física escolar com ênfase na cultura corporal e educação para o lazer Com base nos levantamentos obtidos, concluímos que as atividades circenses inseridas no contexto escolar podem ser uma das ferramentas de trabalho dos profissionais em educação física na formação de alunos do ensino fundamental, promovendo o desenvolvimento de uma linguagem corporal, onde as posturas, gestos e expressões corporais se tornam um veículo de comunicação entre o aluno e o meio no qual está inserido. A atividade circense pode ser um conteúdo curricular legítimo e importante quanto aos conteúdos tradicionais que desfrutam de um valor social reconhecido na atualidade brasileira. A arte circense deve ser tratada pela educação física como um saber relativo à cultura corporal que pode ser trabalhado com nossos alunos, de maneira que possamos promover a compreensão, valorização e apropriação desta manifestação artística, por meio de uma abordagem que também possibilite a cada aluno, a descoberta de suas possibilidades físicas e expressivas através do movimento corporal.
Asunto: Educação física
Livre-docência
Lazer
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/53471
Fecha del documento: 2019
metadata.dc.url.externa: http://anais.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/viewFile/8308/7976
metadata.dc.relation.ispartof: Seminário Gepráxis
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Atividades circense como conteúdo nas aulas de educação física escolar - Marilda Teixeira Mendes.pdf690.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.