Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53489
Type: Dissertação
Title: Fake news pra cima de todos, vacina depois de tudo : estratégias de comunicação pública e de desinformação em tempos de pandemia.
Other Titles: Fake news for everyone, vaccine after all: public communication and disinformation strategies in times of pandemic.
Authors: Nivaldo César de Souza Junior
First Advisor: Vanessa Veiga de Oliveira
First Referee: Fiorenza Zandonade Carnielli
Second Referee: Daniel Reis Silva
Third Referee: Pablo Moreno Fernandes Viana
Abstract: O objetivo geral do presente trabalho foi observar e analisar, a partir das noções de Comunicação Pública e desinformação, os posicionamentos e informações disponibilizados em uma rede social pelo Ministério da Saúde e pelo ex-presidente da república, Jair Bolsonaro, sobre o enfrentamento da pandemia da covid-19, pautados pelo interesse público. Estamos particularmente interessados em entender como a Comunicação Pública atua no contexto contemporâneo de desinformação, se tornando um agente importante de combate ou de disseminação de informações falsas. Desta forma, observarmos nos perfis oficiais do Ministério da Saúde (@minsaude) e de Jair Bolsonaro (@jairbolsonaro) no Twitter, se e como a comunicação pública foi mobilizada para lidar com as informações falsas em postagens sobre a covid-19, por meio da metodologia de análise de conteúdo, segundo Bardin (2016). O corpus foi composto pelas postagens sobre medidas de enfrentamento ao coronavírus, inclusive sobre a vacinação, nos perfis no Twitter, supracitados, conforme os seguintes períodos: 1º momento) de 11 de março de 2020 (quando a OMS decretou que a disseminação do coronavírus se tornou uma pandemia pela sua distribuição geográfica no mundo) até 11 de abril de 2020; 2º momento) entre os dias 17 de janeiro à 17 de fevereiro de 2021, que foi o primeiros mês da campanha de vacinação contra a covid-19; e 3º momento) no período de 08 de julho a 08 de agosto de 2021, durante o último mês da CPI da covid-19 no Senado Federal. A partir de nossos dados concluímos que a atuação do Ministério da Saúde em relação a desinformação foi muito restrita, com um volume muito pequeno de postagens abordando a temática. O Ministério da Saúde assim como Bolsonaro utilizaram as estratégias de comunicação pública que valorizavam a divulgação de ações do governo no enfrentamento da pandemia. Isso demonstra um aspecto informacional na característica da comunicação pública, que pouco explora estratégias e affordances das plataformas para desenvolver uma comunicação a partir de um viés relacional.
Abstract: The main of the present work was to observe and analyze, based on the notions of Public Communication and disinformation, the positions and information made available on a social network by the Ministry of Health and the President of the Republic, Jair Bolsonaro, on facing the covid-19 pandemic, guided by the public interest. We are particularly interested in understanding how public communication operates in the contemporary context of disinformation, becoming an important agent in combating or disseminating false information. In this way, we observe in the official profiles of the Ministry of Health (@minsaude) and of President Jair Bolsonaro (@jairbolsonaro) on Twitter, if and how public communication was produced to deal with false information in posts about covid-19, by through the methodology of content analysis, according to Bardin (2016). The corpus was composed of posts about measures to combat the coronavirus, including vaccination, on the aforementioned Twitter profiles, according to the following periods: 1st moment) March 11, 2020 (when the WHO decreed that the spread of the coronavirus became a pandemic due to its geographic distribution in the world) until April 11, 2020; 2nd moment) between January 17th and February 17th, 2021, which was the first month of the vaccination campaign against covid-19; and 3rd moment) from July 8 to August 8, 2021, during the last month of the covid-19 CPI in the Federal Senate. From our data, we conclude the action of the Ministry of Health in relation to misinformation was very limited, with a very small volume of posts addressing the issue. The Ministry of Health, as well as Bolsonaro, used public communication strategies that valued the dissemination of government actions in the face of the pandemic. This demonstrates an informational aspect in the characteristic of public communication, which little explores strategies and platform affordances to develop communication from a relational paradigm.
Subject: Comunicação - Teses
Fake news - Teses
Desinformação - Teses
COVID-19 (Doença) - Teses
Brasil - Política e governo - 2019-2022 - Teses
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/53489
Issue Date: 9-Feb-2023
metadata.dc.description.embargo: 9-Feb-2025
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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