Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53527
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJarbas Pereira Santospt_BR
dc.creatorMarilda Teixeira Mendespt_BR
dc.creatorMichela Abreu Francisco Alvespt_BR
dc.date.accessioned2023-05-17T21:01:43Z-
dc.date.available2023-05-17T21:01:43Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.issue7pt_BR
dc.citation.spage2411pt_BR
dc.citation.epage2422pt_BR
dc.identifier.issn2596-7613pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/53527-
dc.description.resumoA aventura é algo inerente ao ser humano, desde o início da sua existência como forma de sobrevivência, superação de limites, enfrentamento de desafios e aquisição de conhecimentos, onde se recria e reinventa atraindo cada vez mais adeptos. O presente estudo é um relato de experiência com o objetivo de apresentar o carrinho de rolimã como uma das ferramentas de educação para o lazer dentro dos esportes e atividades de aventura, das práticas corporais e pedagogia da aventura nas aulas de educação física na Escola Estadual Professora Marilda de Oliveira, distrito de Nova Esperança, Município de Montes Claros - MG. Pretendemos trazer reflexões sobre o surgimento e o resgate de um brinquedo construído que atravessa décadas e une gerações, das possibilidades educacionais interdisciplinares inseridas no ambiente escolar, da manifestação social e cultural que envolve a teoria e a prática. Percebemos que ao resgatar o carrinho de rolimã, não o deixamos desaparecer por completo, imprimindo um (re)significado e novas possibilidades de manifestações culturais de lazer, estabelecendo ligações e aproximações ao despertar o desejo nos indivíduos. O ato de construir o próprio brinquedo, baseado na pesquisa, historiografia, cálculo e desenho do projeto, discussões de aerodinâmica, tamanho dos rolamentos, sistemas de frenagem, material a ser utilizado, construção, equipamentos de proteção individuais, até a vivência da prática em si, com a descida da ladeira, acabam por agregar valores e significados aos alunos, professores, familiares e comunidade escolar, onde os saberes se complementam e difundem, na troca de experiências e aproximação de gerações.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofSeminário Gepráxis-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCarrinhos de rolimãpt_BR
dc.subjectEducação para o lazerpt_BR
dc.subjectPedagogia da aventurapt_BR
dc.subject.otherLazerpt_BR
dc.subject.otherEsportes radicaispt_BR
dc.subject.otherEducação físicapt_BR
dc.titleCarrinho de rolimã e pedagogia da aventura: riscando o asfaltopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttp://anais.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/viewFile/8322/7990pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carrinho de rolimã e pedagogia da aventura - riscando o asfalto - Marilda Teixeira Mendes.pdf903.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.