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http://hdl.handle.net/1843/53527
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Jarbas Pereira Santos | pt_BR |
dc.creator | Marilda Teixeira Mendes | pt_BR |
dc.creator | Michela Abreu Francisco Alves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-17T21:01:43Z | - |
dc.date.available | 2023-05-17T21:01:43Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.citation.issue | 7 | pt_BR |
dc.citation.spage | 2411 | pt_BR |
dc.citation.epage | 2422 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2596-7613 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/53527 | - |
dc.description.resumo | A aventura é algo inerente ao ser humano, desde o início da sua existência como forma de sobrevivência, superação de limites, enfrentamento de desafios e aquisição de conhecimentos, onde se recria e reinventa atraindo cada vez mais adeptos. O presente estudo é um relato de experiência com o objetivo de apresentar o carrinho de rolimã como uma das ferramentas de educação para o lazer dentro dos esportes e atividades de aventura, das práticas corporais e pedagogia da aventura nas aulas de educação física na Escola Estadual Professora Marilda de Oliveira, distrito de Nova Esperança, Município de Montes Claros - MG. Pretendemos trazer reflexões sobre o surgimento e o resgate de um brinquedo construído que atravessa décadas e une gerações, das possibilidades educacionais interdisciplinares inseridas no ambiente escolar, da manifestação social e cultural que envolve a teoria e a prática. Percebemos que ao resgatar o carrinho de rolimã, não o deixamos desaparecer por completo, imprimindo um (re)significado e novas possibilidades de manifestações culturais de lazer, estabelecendo ligações e aproximações ao despertar o desejo nos indivíduos. O ato de construir o próprio brinquedo, baseado na pesquisa, historiografia, cálculo e desenho do projeto, discussões de aerodinâmica, tamanho dos rolamentos, sistemas de frenagem, material a ser utilizado, construção, equipamentos de proteção individuais, até a vivência da prática em si, com a descida da ladeira, acabam por agregar valores e significados aos alunos, professores, familiares e comunidade escolar, onde os saberes se complementam e difundem, na troca de experiências e aproximação de gerações. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Seminário Gepráxis | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Carrinhos de rolimã | pt_BR |
dc.subject | Educação para o lazer | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia da aventura | pt_BR |
dc.subject.other | Lazer | pt_BR |
dc.subject.other | Esportes radicais | pt_BR |
dc.subject.other | Educação física | pt_BR |
dc.title | Carrinho de rolimã e pedagogia da aventura: riscando o asfalto | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | http://anais.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/viewFile/8322/7990 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
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Carrinho de rolimã e pedagogia da aventura - riscando o asfalto - Marilda Teixeira Mendes.pdf | 903.21 kB | Adobe PDF | View/Open |
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