Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/53642
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Reconhecimento de emoção facial no traumatismo crânio encefálico leve na fase aguda
Título(s) alternativo(s): Facial Emotion Recognition in Mild Traumatic Brain Injury in the Acute Phase
Autor(es): Agnes Stéphanie da Silva
Primeiro Orientador: Leonardo Cruz de Souza
Primeiro membro da banca : Aline Silva de Miranda
Segundo membro da banca: Maíra Glória de Freitas Cardoso
Resumo: O Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE) é responsável por altas taxas de mortalidade a sua prevalência se encontra na população masculina, entre jovens adultos e idosos, sendo os acidentes automobilísticos e as quedas suas principais causas. O TCE é evento multifatorial que pode acarretar consequências físicas, sociais e neuropsiquiátricas com impacto direto na qualidade de vida do paciente. Nesse contexto, tarefas de cognição social são apontadas como instrumento para detectar distúrbios neuropsiquiátricos. O reconhecimento de emoção facial é uma das tarefas de cognição social cujo princípio é nomear as emoções primárias contidas numa imagem. A literatura aponta uma escassez de estudos na área bem como a padronização de instrumentos que possam medir o construto. Objetivo: Fazer o levantamento bibliográfico e verificar os achados dessa temática é o objetivo do presente estudo. Métodos: Revisão de literatura a partir de artigos indexados nas bases de dados: Pub Med, Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e livros de referência nas temáticas Neurociências e Neuropsicologia. Resultados: Os estudos evidenciam lacunas na compreensão dos mecanismos envolvidos no déficit de reconhecimento de emoção especialmente na população acometida pelo Traumatismo Cranioencefálico leve. Conclusão: Estudos que abordem o traumatismo cranioencefálico leve são escassos e não foram encontrados estudos que se referem á população brasileira. Portanto, o presente estudo aponta para o desenvolvimento de novas pesquisas que reúnam tais perspectivas em seus estudos.
Abstract: Traumatic Brain Injury (TBI) is responsible for high mortality rates. The prevalence is found in the male population, among young and old. The main causes are automobile accidents. TBI is a multifactorial event that can cause damage, social and neuropsychiatric, with a direct impact on the patient's quality of life. In this context, social cognition tasks are indicated as an instrument to detect neuropsychiatric disorders. Facial emotion recognition is one of the social cognition tasks whose principle is called primary emotions contained in an image. The literature indicates a scarcity of studies in the area, as well as the standardization of instruments that they can measure or build. Objective: To carry out a bibliographic survey and verify the results of this theme. Methods: Literature review based on articles indexed in the databases: Pub Med, Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) and reference books on Neuroscience and Neuropsychology. Results: Studies show gaps in the understanding of mechanism involved in impaired recognition of emotions especially in the population affected by mild traumatic brain injury. Conclusion: Studies that address mild traumatic brain injury are scarce and no studies have been found that refer to the Brazilian population. Therefore, the present study points to the development of new research that brings these perspectives together in their studies.
Assunto: Neurociências
Traumatismos craniocerebrais
Emoções
Disfunção cognitiva
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Neurociências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/53642
Data do documento: 28-Fev-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Neurociências e suas Fronteiras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Especialização AGNES STÉPHANIE DA SILVA. Versão Final.pdf677.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons