Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/53690
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Fatores que influenciam o processo de ensino aprendizagem sob a perspectiva de estudantes do curso de ciências contábeis: análise em uma instituição de ensino superior de Minas Gerais |
Authors: | Caroline Stéffani Santos Nério Pavione Bruna Camargos Avelino José Roberto de Souza Francisco |
Abstract: | O objetivo deste estudo consiste em identificar os fatores que influenciam o processo de ensino-aprendizagem sob a perspectiva de estudantes do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior (IES) de Minas Gerais. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de um questionário, totalizando 124 respostas válidas. Os resultados foram consubstanciados e confrontados com as percepções obtidas também por outras pesquisas já realizadas. Em destaque, diante das variáveis que mais influenciavam o aluno em seu processo de ensino-aprendizagem, conforme a perspectiva dos próprios estudantes, obteve-se: “didática do professor (forma como o professor conduz a aula, interage com os alunos e proporciona um ambiente de aprendizado)”; “estrutura do conteúdo da disciplina”; “desejo de aprender o assunto (motivação pessoal com a disciplina)”; e “biblioteca equipada com um extenso acervo de livros e instalações adequadas”, cada uma de uma dimensão: professor, assunto, aluno e instituição. Foi possível identificar, ainda, quais as atitudes provenientes dos alunos e dos professores que, na visão dos estudantes, mais influenciavam de forma negativa o alcance do ensino-aprendizado ideal. Como resultado, as quatro atitudes mais pontuadas foram, em relação ao aluno, “falta de interesse” e “falta de dedicação fora da sala de aula”; quanto ao professor, “não se propõe a sanar as dúvidas dos alunos” e não ter “domínio do assunto a ser explanado”. Dessa forma, infere-se que discussões sobre a melhoria no processo de ensino e aprendizagem em Contabilidade podem ser fomentadas a partir da análise das variáveis elencadas. Espera-se contribuir para a identificação das principais falhas no processo de ensino-aprendizagem, sob a perspectiva dos principais interessados (os estudantes), de modo a possibilitar discussões, a fim de solucioná-las e, em última instância, culminar em melhorias no curso de Ciências Contábeis e na redução da evasão no ensino superior. |
Subject: | Ciências Contábeis Ensino-Aprendizagem Estudantes Professores |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.17524/repec.v10i2.1371 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/53690 |
Issue Date: | 12-Jun-2016 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.repec.org.br/repec/article/view/1371 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC) |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Fatores que Influenciam o Processo de Ensino-Aprendizagem sob a Perspectiva de Estudantes do Curso de Ciências Contábeis.pdf | 549.17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.