Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/53692
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Victor Medeiros | pt_BR |
dc.creator | Alexandre de Queiroz Stein | pt_BR |
dc.creator | Rafael Saulo Marques Ribeiro | pt_BR |
dc.creator | Ulisses Pereira Dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-19T20:33:27Z | - |
dc.date.available | 2023-05-19T20:33:27Z | - |
dc.date.issued | 2021-05 | - |
dc.citation.issue | V Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação | pt_BR |
dc.citation.spage | 659 | pt_BR |
dc.citation.epage | 678 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.5151/v-enei-658 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/53692 | - |
dc.description.resumo | As universidades têm desempenhado um papel importante na promoção da inovação no nível da empresa. As interações universidade-empresa são assunto de crescente interesse nos estudos sobre inovação. A literatura identificou que spillovers de conhecimento são limitados no espaço. Assim, uma infraestrutura de transporte adequada pode amplificar transbordamentos de conhecimento, conectando locais e promovendo a difusão do conhecimento. Neste trabalho, examinamos o impacto de um aumento no provimento de estradas sobre as interações universidade-empresa no Brasil, usando modelos de variáveis instrumentais para tratar possíveis problemas de endogeneidade. Nossos resultados sugerem que rodovias impactam positivamente as interações U-E. Também mostramos que os efeitos das estradas nas interações U-E locais são maiores para empresas e grupos de pesquisa de pequeno porte, grupos de pesquisa de alta qualidade e microrregiões líderes. Além disso, encontramos que a rede de estradas pode estar concentrando espacialmente os fluxos de conhecimento no Brasil. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Blucher Engineering Proceedings | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transportation infrastructure | pt_BR |
dc.subject | U-I collaborations | pt_BR |
dc.subject | Regional development | pt_BR |
dc.subject | Instrumental variables | pt_BR |
dc.subject | Brazil | pt_BR |
dc.subject.other | Desenvolvimento regional | pt_BR |
dc.subject.other | Variáveis instrumentais (Estatística) | pt_BR |
dc.title | Transportation infrastructure and university-industry collaborations: regional-level evidence from Brazil | pt_BR |
dc.title.alternative | Infraestrutura de transportes e colaboração universidade-empresa: evidências regionais do Brasil | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/transportation-infrastructure-and-university-industry-collaborations-regional-level-evidence-from-brazil-36314 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-9978-6917 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-2355-2460 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-6912-0479 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Transportation infrastructure and University-Industry collaborations regional-level evidence from Brazil.pdf | 450.74 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.