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http://hdl.handle.net/1843/53738
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Carreira em tecnologia da informação: um estudo junto a profissionais de Minas Gerais. |
Authors: | Élida Patrícia de Souza Allan Claudius Queiroz Barbosa |
Abstract: | Este artigo resulta de tese de doutorado cujo objetivo foi apresentar um Modelo de Análise das Carreiras em Tecnologia da Informação (TI). Com a evolução do campo de TI, os profissionais têm um leque maior de trabalho e desenvolvimento de carreira. Nesta perspectiva, foi realizada pesquisa descritivo-qualitativa, mediante questionário e entrevista, junto a 30 profissionais de TI atuantes em Minas Gerais. Os resultados revelaram que esses profissionais têm tido postura ativa quanto ao aprendizado, autodesenvolvimento e adaptação. Tal aprendizagem ocorre por mecanismos formais e informais, sendo que a certificação não é o recurso utilizado pela maioria. Ficou evidente que "carreiras" não é uma prioridade nas empresas, em função de outras demandas e também do despreparo de gestores. O Modelo construído sugere que é importante considerar o momento da escolha profissional, a formação e a postura exigidas, assim como as condições da profissão de TI. Além de criar políticas e práticas gerais e associadas às carreiras, sem desconsiderar a influência de aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais. Este trabalho contribui para o resgate teórico acerca das Carreiras e TI e subsidia ações voltadas para a escolha/recolocação profissional, geração de políticas de gestão e carreiras, dentre outros |
Subject: | Ocupações Tecnologia da informação Administração de pessoal |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/53738 |
Issue Date: | Oct-2018 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Encontro da ANPAD - EnANPAD |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
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