Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/53758
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Educação profissional técnica e tecnológica no Brasil: uma construção dual
Título(s) alternativo(s): Technical and technological vocational education in Brazil: a dual construction
Autor(es): Denise Bianca Maduro Silva Passades
Rosemary Dore Heijmans
Priscila Rezende Moreira
Resumo: Na orquestrada oposição entre o mundo do trabalho e o mundo das ideias, reforça-se a divisão entre a escola do saber e a escola do fazer: a primeira voltada às elites dirigentes e a segunda aos grupos sociais subalternos. À luz dessa referência, o presente texto aborda, historicamente, a configuração dualista da estrutura escolar no Brasil durante o século XX: de um lado, um bloco de educação profissional-tecnológica, que vai desde cursos de formação inicial e continuada até os cursos superiores de tecnologia, e, de outro, a formação geral propedêutica que leva aos cursos superiores universitários. A metodologia adotada para fundamentar essa tese consistiu em revisão bibliográfica e documental, identificando-se argumentos que construíram e mantiveram a organização dual do sistema de ensino brasileiro para o período em análise. Realiza-se um exame de políticas educacionais destinadas à educação profissional, especialmente aquelas dirigidas ao ensino médio técnico no Brasil, lócus privilegiado para se explicar a dualidade do sistema educativo nacional. Como resultado, as análises e informações coletadas são apresentadas articuladas ao contexto social e histórico, destacando-se a presença de lutas políticas.
Abstract: In the orchestrated opposition between the world of work and the world of ideas, the division between the school of knowledge and the school of doing is strengthened, with the first coming to the ruling elites and the second to the subaltern social groups. It is under this principle that this text presents, historically, the separate formation in Brazil of a block of vocational-technological education, from courses of initial and continuing training to the advanced courses of technology, parallel to the general propaedeutic training that leads university courses. In order to defend this thesis, the arguments that built and maintain the dual organization of the Brazilian education system throughout the 20th century are raised through a bibliographical and documentary review. It focuses on the educational policies related to vocational education and, in particular, technical secondary education in Brazil, a privileged locus for understanding the duality of the national educational system. As a result, analyzes and information collected are presented in conjunction with the social and historicalcontext, highlighting the presence of political struggles.
Assunto: Ensino profissional - Brasil
Ensino técnico
Políticas públicas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
PROEX - PRO-REITORIA DE EXTENSAO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.35699/2238-037X.2020.19914
URI: http://hdl.handle.net/1843/53758
Data do documento: 7-Jan-2021
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/19914
metadata.dc.relation.ispartof: Trabalho & Educação
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