Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/53788
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Influência do desempenho acadêmico na percepção de justiça no ambiente de aprendizagem |
Authors: | Karla Luisa Costa Sabino Jacqueline Veneroso Alves da Cunha Romualdo Douglas Colauto José Roberto de Souza Francisco |
Abstract: | Objetivo: Buscar evidências que permitam identificar a relação existente entre o desempenho acadêmico de alunos de graduação em Ciências Contábeis e sua percepção de justiça acadêmica, segregadas nas dimensões distributiva, procedimental e interacional. Método: Consiste em uma abordagem qualitativa e quantitativa, que teve como amostra 534 alunos de graduação de Ciências Contábeis de nove universidades federais mineiras. Para abordagem quantitativa, foram aplicados questionários que buscaram captar a percepção de justiça em suas três dimensões (justiças distributiva, procedimental e interacional, como variáveis dependentes), o desempenho acadêmico (variável explicativa) e oito variáveis de controle. Para abordagem qualitativa foram realizadas entrevistas. Resultados: As análises quantitativas indicam que das nove variáveis testadas, apenas três se mostraram estatisticamente significativas: a variável gênero para a justiça procedimental, a variável turno para justiças procedimental e interacional e a variável reprovação para todas as três dimensões de justiça. Em termos qualitativos, os achados mostram que os alunos associam a justiça no ambiente de aprendizagem, de maneira geral, principalmente à figura do professor. Contribuições: O estudo contribui para a literatura no sentido de identificar como se dá o ambiente acadêmico pela ótica dos alunos, no que tange à sua percepção de justiça, concluindo que o relacionamento com o professor influencia a sua percepção de justiça. |
Subject: | Ciências Contábeis |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.17524/repec.v13i4.2382 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/53788 |
Issue Date: | 2019 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.repec.org.br/repec/article/view/2382 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC) |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Influência do desempenho acadêmico na percepção de justiça acadêmica no ambiente de aprendizagem.pdf | 491.3 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.