Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53788
Type: Artigo de Periódico
Title: Influência do desempenho acadêmico na percepção de justiça no ambiente de aprendizagem
Authors: Karla Luisa Costa Sabino
Jacqueline Veneroso Alves da Cunha
Romualdo Douglas Colauto
José Roberto de Souza Francisco
Abstract: Objetivo: Buscar evidências que permitam identificar a relação existente entre o desempenho acadêmico de alunos de graduação em Ciências Contábeis e sua percepção de justiça acadêmica, segregadas nas dimensões distributiva, procedimental e interacional. Método: Consiste em uma abordagem qualitativa e quantitativa, que teve como amostra 534 alunos de graduação de Ciências Contábeis de nove universidades federais mineiras. Para abordagem quantitativa, foram aplicados questionários que buscaram captar a percepção de justiça em suas três dimensões (justiças distributiva, procedimental e interacional, como variáveis dependentes), o desempenho acadêmico (variável explicativa) e oito variáveis de controle. Para abordagem qualitativa foram realizadas entrevistas. Resultados: As análises quantitativas indicam que das nove variáveis testadas, apenas três se mostraram estatisticamente significativas: a variável gênero para a justiça procedimental, a variável turno para justiças procedimental e interacional e a variável reprovação para todas as três dimensões de justiça. Em termos qualitativos, os achados mostram que os alunos associam a justiça no ambiente de aprendizagem, de maneira geral, principalmente à figura do professor. Contribuições: O estudo contribui para a literatura no sentido de identificar como se dá o ambiente acadêmico pela ótica dos alunos, no que tange à sua percepção de justiça, concluindo que o relacionamento com o professor influencia a sua percepção de justiça.
Subject: Ciências Contábeis
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.17524/repec.v13i4.2382
URI: http://hdl.handle.net/1843/53788
Issue Date: 2019
metadata.dc.url.externa: https://www.repec.org.br/repec/article/view/2382
metadata.dc.relation.ispartof: Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC)
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.