Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53792
Type: Artigo de Periódico
Title: Uso de recursos educacionais na aprendizagem significativa das disciplinas CDD e CDU do curso de biblioteconomia
Other Titles: Use of educational resources in the significant learning of the cdd and cdu disciplines of the library science
Authors: Celsiane Aline Vieira Araújo
Maria de Fátima Ferreira Alves
Cíntia de Azevedo Lourenço
Elisângela Cristina Aganette
Benildes Coura Moreira Dos Santos Maculan
Abstract: A construção de um protótipo de recursos educacionais com abordagem na aprendizagem significativa para as disciplinas CDD e CDU do curso de Biblioteconomia da Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é um projeto desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Representação de Conhecimento e Recuperação da Informação, RECRI, que tem como membros de sua equipe professoras doutoras do curso de Biblioteconomia. Focou-se na ressignificação da apresentação dos conteúdos e material didático utilizando-se de recursos educacionais, como a produção de objetos de aprendizagem: gamificação, mapa mental e customização do ambiente Moodle. O presente artigo evidencia a urgente necessidade de implementar projetos de inovação pedagógica para a relação ensino-aprendizagem, privilegiando o compartilhamento e o protagonismo do aluno. Espera-se, com esse artigo, ampliar a prática do uso de recursos educacionais aliados à tecnologia direcionada pela aprendizagem significativa. A construção de um protótipo de recursos educacionais com abordagem na aprendizagem significativa para as disciplinas CDD e CDU do curso de Biblioteconomia da Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é um projeto desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Representação de Conhecimento e Recuperação da Informação, RECRI, que tem como membros de sua equipe professoras doutoras do curso de Biblioteconomia. Focou-se na ressignificação da apresentação dos conteúdos e material didático utilizando-se de recursos educacionais, como a produção de objetos de aprendizagem: gamificação, mapa mental e customização do ambiente Moodle. O presente artigo evidencia a urgente necessidade de implementar projetos de inovação pedagógica para a relação ensino-aprendizagem, privilegiando o compartilhamento e o protagonismo do aluno. Espera-se, com esse artigo, ampliar a prática do uso de recursos educacionais aliados à tecnologia direcionada pela aprendizagem significativa.
Abstract: A construção de um protótipo de recursos educacionais com abordagem na aprendizagem significativa para as disciplinas CDD e CDU do curso de Biblioteconomia da Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é um projeto desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Representação de Conhecimento e Recuperação da Informação, RECRI, que tem como membros de sua equipe professoras doutoras do curso de Biblioteconomia. Focou-se na ressignificação da apresentação dos conteúdos e material didático utilizando-se de recursos educacionais, como a produção de objetos de aprendizagem: gamificação, mapa mental e customização do ambiente Moodle. O presente artigo evidencia a urgente necessidade de implementar projetos de inovação pedagógica para a relação ensino-aprendizagem, privilegiando o compartilhamento e o protagonismo do aluno. Espera-se, com esse artigo, ampliar a prática do uso de recursos educacionais aliados à tecnologia direcionada pela aprendizagem significativa.
Subject: Ciência da Informação
Ensino superior
Universidades e faculdades 
Objetos de aprendizagem
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/53792
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/954
metadata.dc.relation.ispartof: Brazilian Journal of Development
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.