Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/53792
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Uso de recursos educacionais na aprendizagem significativa das disciplinas CDD e CDU do curso de biblioteconomia
Título(s) alternativo(s): Use of educational resources in the significant learning of the cdd and cdu disciplines of the library science
Autor(es): Celsiane Aline Vieira Araújo
Maria de Fátima Ferreira Alves
Cíntia de Azevedo Lourenço
Elisângela Cristina Aganette
Benildes Coura Moreira Dos Santos Maculan
Resumen: A construção de um protótipo de recursos educacionais com abordagem na aprendizagem significativa para as disciplinas CDD e CDU do curso de Biblioteconomia da Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é um projeto desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Representação de Conhecimento e Recuperação da Informação, RECRI, que tem como membros de sua equipe professoras doutoras do curso de Biblioteconomia. Focou-se na ressignificação da apresentação dos conteúdos e material didático utilizando-se de recursos educacionais, como a produção de objetos de aprendizagem: gamificação, mapa mental e customização do ambiente Moodle. O presente artigo evidencia a urgente necessidade de implementar projetos de inovação pedagógica para a relação ensino-aprendizagem, privilegiando o compartilhamento e o protagonismo do aluno. Espera-se, com esse artigo, ampliar a prática do uso de recursos educacionais aliados à tecnologia direcionada pela aprendizagem significativa. A construção de um protótipo de recursos educacionais com abordagem na aprendizagem significativa para as disciplinas CDD e CDU do curso de Biblioteconomia da Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é um projeto desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Representação de Conhecimento e Recuperação da Informação, RECRI, que tem como membros de sua equipe professoras doutoras do curso de Biblioteconomia. Focou-se na ressignificação da apresentação dos conteúdos e material didático utilizando-se de recursos educacionais, como a produção de objetos de aprendizagem: gamificação, mapa mental e customização do ambiente Moodle. O presente artigo evidencia a urgente necessidade de implementar projetos de inovação pedagógica para a relação ensino-aprendizagem, privilegiando o compartilhamento e o protagonismo do aluno. Espera-se, com esse artigo, ampliar a prática do uso de recursos educacionais aliados à tecnologia direcionada pela aprendizagem significativa.
Abstract: A construção de um protótipo de recursos educacionais com abordagem na aprendizagem significativa para as disciplinas CDD e CDU do curso de Biblioteconomia da Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é um projeto desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Representação de Conhecimento e Recuperação da Informação, RECRI, que tem como membros de sua equipe professoras doutoras do curso de Biblioteconomia. Focou-se na ressignificação da apresentação dos conteúdos e material didático utilizando-se de recursos educacionais, como a produção de objetos de aprendizagem: gamificação, mapa mental e customização do ambiente Moodle. O presente artigo evidencia a urgente necessidade de implementar projetos de inovação pedagógica para a relação ensino-aprendizagem, privilegiando o compartilhamento e o protagonismo do aluno. Espera-se, com esse artigo, ampliar a prática do uso de recursos educacionais aliados à tecnologia direcionada pela aprendizagem significativa.
Asunto: Ciência da Informação
Ensino superior
Universidades e faculdades 
Objetos de aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/53792
Fecha del documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/954
metadata.dc.relation.ispartof: Brazilian Journal of Development
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Uso de recursos educacionais na aprendizagem significativa das disciplinas CDD e CDU do curso de biblioteconomia.pdf6.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.