Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/53821
Tipo: Dissertação
Título: Identificação e gestão de competências em coordenadores de projetos de edificações : um estudo exploratório
Autor(es): Sabrina Santos Marins
primer Tutor: Paulo Roberto Pereira Andery
primer miembro del tribunal : Maria Teresa Paulino Aguilar
Segundo miembro del tribunal: Túlio Marcio de Salles Tibúrcio
Resumen: As crescentes exigências quanto à qualidade e garantia do desempenho das edificações, somadas à complexidade dos projetos e à pressão para redução de custos, têm sido fatores indutores de um processo de valorização da coordenação de projetos. Essa coordenação adquire papéis e responsabilidades variáveis em função das distintas empresas e agentes, envolvendo desde a compatibilização de projetos até funções gerenciais mais estratégicas. Nesse contexto, o trabalho resgata um tema relativamente pouco explorado, que é a gestão de competências dos coordenadores de projetos de edificações. O trabalho apresenta como problemas de pesquisa duas questões: por um lado, quais são as competências associadas às diferentes funções de coordenação de projetos e como podem ser classificadas; por outro lado, como essas competências são adquiridas e desenvolvidas, e em particular, se é possível estabelecer uma avaliação a respeito do papel da educação continuada e dos cursos de pós-graduação na aquisição e desenvolvimento dessas competências. O método de pesquisa segue a estrutura de trabalhos similares: revisão sistemática da literatura, condução de entrevistas semiestruturadas, discussão em grupo focal, discussão em debate, pesquisa com survey e triangulação dos dados. Os resultados apontam para o fato de que a combinação de diferentes experiências de aprendizagem é que enriquece a aquisição e desenvolvimento das competências adequadas, não sendo possível afirmar haver um caminho mais acertado para desenvolvimento. A educação formal se apresenta como recurso de aprimoramento de competências ao passo que sua aquisição e o seu desenvolvimento se dão, com maior significância, quando da ocorrência no ambiente de trabalho e/ou por vigoroso esforço fundamentalmente individual e introspectivo. Verifica-se, portanto, que métodos para aprimoramento traçados de forma a incluir a indagação sistemática, a reflexão e o compartilhamento de resultados podem promover a intensificação da aprendizagem assim como abordagens inovadoras podem permitir a intensificação da formação de competências na educação formal.
Abstract: The increasing demand on quality and performance assurance in buildings, added to the complexity of projects and the pressure to reduce costs, have been factors inducing a process of project coordination valorization. This coordination acquires different roles and responsibilities depending on the different companies and agents involved, ranging from project compatibilization to more strategic managerial functions. In this context, the research rescues a relatively unexplored topic, which is competence management by project coordinators in the construction industry. This work presents two questions as research problems: on one hand, what competences are associated to the different functions of project coordination and how they can be classified; on the other hand, how these competences are acquired and developed, and in particular whether it is possible to assess the role of continuing and post-graduation education in the acquisition and development of these skills. The research method follows the structure of similar works: systematic literature review, conduction of semi-structured interviews, focus group discussion, debate discussion, survey research and data triangulation. Results point to the fact that the combination of different learning experiences is what enriches the acquisition and development of appropriate competences, and it is not possible to affirm that there is a better path for development. Formal education is presented as a resource for competence improvement while its acquisition and development occur with its greatest significance in the work environment and/or by a vigorous individual and introspective effort. Therefore, it appears that improvement methods designed to include systematic inquiry, reflection and sharing of results can promote the intensification of learning just as innovative approaches may allow the intensification of competence development in formal education.
Asunto: Construção civil
Gestão de projetos
Planejamento
Edificações
Custo
Educação continuada
Educação - Pós-graduação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MATERIAIS E DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Construção Civil
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/53821
Fecha del documento: 7-ago-2018
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
DissertaçãoSabrinaMarins.pdf5.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons